Marcelo Grohe deve receber instruções específicas para atuar a 2.260 metros

Marcelo Grohe deve receber instruções específicas para atuar a 2.260 metros

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

A altitude de Calama, no deserto chileno, preocupa o Grêmio para o jogo diante do Deportes Iquique, pela quinta rodada do grupo 8 da Libertadores. Os efeitos do ar ao pé da cordilheira dos Andes, as dimensões do gramado e até o clima surgem como aspectos que o Tricolor passa a considerar para o jogo que pode carimbar vaga nas oitavas de final.

A preocupação recai especialmente sobre a atuação dos goleiros. A ideia é realizar testes com a bola para organizar estratégia e orientação específica a Marcelo Grohe.

"A forma de trabalhar em alturas maiores ou menores não muda muito. Vamos tentar fazer tiros de longa distância para ver como a bola se porta. A reação até chegar ao goleiro", conta Rogério Godoy, treinador de goleiros do Grêmio. "Vamos realizar exercícios de cruzamentos e tiros de longa distância para ver a velocidade da bola, especialmente", completou.

Capital da província de El Loa, na região de Antofagasta, Calama recebe o Grêmio por um convênio do Iquique com a prefeitura local. O estádio do clube não tem capacidade mínima para receber as partidas da Libertadores.

Assim, o Tricolor terá de encarar os 2.264 metros acima do nível do mar. Se o jogo fosse marcado para Iquique, a altitude seria quase nula: 30 metros acima do nível do mar.

"A gente vai conhecer o gramado na véspera do jogo, isso ajuda bastante. A previsão do tempo também ajuda. Conforme o clima, vamos poder nos ambientar mais", explica Godoy.

O clima, aliás, é um fator que não será desconsiderado. Por mais que chuva ou vento não interfiram diretamente nos efeitos da altitude, a umidade é vista como aliada para uma melhor adaptação as específicas características da região.

"O tempo úmido pode ajudar mais, seria mais prazeroso. Não altera a velocidade da bola, mas o clima úmido seria melhor para trabalhar", aponta Rogério Godoy.

O Grêmio enfrenta o Deportes Iquique-CHI na quarta-feira, às 19h30 (Brasília). Com um empate, o time garante classificação às oitavas de final. Se vencer, continua na briga pela melhor campanha da fase de grupos.

Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Últimas do seu time