Grêmio lembrou classificação do River Plate em cima do Jorge Wilstermann, em 2017

Grêmio lembrou classificação do River Plate em cima do Jorge Wilstermann, em 2017

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio garante que o Gre-Nal das quartas de final do Gauchão ainda não está encerrado. Depois de vencer por 3 a 0 a partida de ida, o Tricolor cita exemplos históricos de duelos que pareciam encaminhados e acabaram com resultado diferente. A lista inclui o Flamengo de 2008, a caminhada do River Plate no ano passado na Libertadores e até 1995 e os jogos contra o Palmeiras.

Em 1995, o Grêmio fez 5 a 0 em Porto Alegre e foi a São Paulo perto da semifinal. No antigo Palestra Itália, saiu na frente com Jardel e depois levou cinco gols: 5 a 1 para o Palmeiras. Apesar da derrota fora de casa, o time de Felipão passou. Com um susto que ninguém quer viver agora.

"É uma boa vantagem, sim, mas isso é futebol. Qualquer coisa pode acontecer… Muito tempo atrás, Grêmio e Palmeiras jogaram uma decisão parecida", comentou Kannemann. "Teve o River no ano passado, perdeu 3 a 0 na Bolívia e ganhou 8 a 0 em casa. Futebol pode acontecer de tudo", acrescentou o zagueiro.

A lembrança do River é justa. O time argentino perdeu para o Jorge Wilstermann por 3 a 0 e reverteu em casa. Com uma histórica goleada que garantiu vaga na semifinal da Libertadores. Nessa fase, a equipe de Marcelo Gallardo viveu situação oposta. Depois de fazer 2 a 0 no Lanús-ARG na primeira partida, acabou eliminado ao perder o segundo jogo.

"Não (podemos) entrar de salto alto. Não tem nada decidido. Vamos procurar marcar muito forte, dando mínimas chances para eles fazerem gols. E procurando atacar quando tiver a chance. Tentando o gol, isso vai ajudar. Vai deixar as coisas mais fáceis", disse Ramiro.

Flamengo em 2008

O exemplo mais próximo, no entanto, é do Flamengo. Em 2008, o time carioca venceu o América-MEX fora de casa por 4 a 2 na primeira partida das oitavas de final da Libertadores e entrou em um Maracanã lotado para confirmar classificação. O clima de festa também era pela despedida de Joel Santana, técnico que iria assumir a seleção da África do Sul.

"Eu tenho uma lembrança não tão boa que é aquela do América do México no Maracanã. Por isso falo sempre para a gente não deixar em cima da vantagem. Temos que ter inteligência para aproveitar a vantagem, não podemos desrespeitar ninguém. Se alguém faz um gol no início, pode complicar. Dificultar o jogo", afirmou Léo Moura, testemunha daquela tragédia.

Internacional e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira (21), às 21h45 (Brasília), no estádio Beira-Rio. Quem se classificar neste Gre-Nal precoce no Gauchão, pega o Avenida (que eliminou o Caxias na terça-feira) na semifinal do estadual.

Foto: Gustavo Garello/AP (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time