Tricolor se redime da derrota para o Corinthians, fazendo 4 a 0 no visitante paranaense

Tricolor se redime da derrota para o Corinthians, fazendo 4 a 0 no visitante paranaense

Sabe aquele dia em que nada dá certo para um time de futebol ?  Esse dia para o Grêmio foi o do jogo do último domingo, na Arena, quando marcou bobeira e perdeu para o Corinthians,  que pouco precisou fazer para chegar à vitória pelo escore mínimo. 

Nesse dia, Luan não foi Luan, Marcelo Grohe não foi nem sombra daquele goleiro que vestiu a camisa da seleção,  Pedro Rocha foi o velho Pedro Rocha das jornadas apagadas  e o técnico Renato voltou a não mexer no time como convinha, para melhorar o rendimento da equipe, que não se acertava em campo.

Sabe aquele dia em que tudo dá certo para um time de futebol ? Esse dia para o Grêmio foi a partida desta quarta-feira, 28 de junho de 2017,  quando o tricolor gaúcho goleou o Atlético Paranaense em sua Arena, com sobra de futebol para dar e vender.

Foi um espetáculo futebolístico mais digno de casa cheia (algo que não aconteceu)  do que o realizado na Arena abarrotada com mais de 50 mil torcedores,  que viram o Grêmio desperdiçar a chance de vencer o Corinthians e assumir a liderança do Brasileirão, algo que aliás teria conseguido, pelos critérios, se tivesse chegado ao empate, não desperdiçando o pênalti que teve a seu favor. 

Luan, a meu juízo o melhor jogador em atividade no Brasil, passou a borracha naquela atuação opaca de domingo e simplesmente passeou em campo com a bola no pé, transformando a defesa do visitante paranaense num verdadeiro salve-se quem puder.

Foi uma noite tão azul, na linda Arena da capital dos Pampas, que até Pedro Rocha conseguiu se tornar útil ofensivamente, coisa que no caso dele é raro acontecer, em razão da limitada qualificação técnica que possui, algo que compensa de certo modo com o bom condicionamento atlético que lhe é peculiar. 

Lucas Barrios, que após voltar de lesão vinha fazendo número no ataque gremista,  como se viu na derrota do Grêmio  diante do Corinthians, resolveu tapar a boca dos que andaram dizendo que talvez não mais voltasse a reprisar as boas atuação de antes.

Fez um bela partida, com dois gols assinalados,  marcando presença efetiva na área adversária, como convém a um atacante que se propõe a ser em campo o que se costuma chamar de centroavante de ofício.
 
No setor defensivo, as atuações dos zagueiros Kannemann e Geromel foram de uma exuberância ímpar,  ratificando a tese dos que consideram essa dupla de área como a melhor do país na atualidade.

Ao argentino Kannemann coube ainda o mérito de ter se tornado autor de um belo gol de cabeça, saltando mais alto do que Nikão e desviando a bola sem chance de defesa para o arqueiro Weverton.

O goleiro Marcelo Grohe, que havia falhado no gol que deu a vitória ao Corinthians no jogo de domingo, chegou a assustar sua torcida, pegando com as mãos uma bola atrasada por Geromel, num lance em que o eficiente zagueiro apostou corrida com o atacante Nikão.

O árbitro determinou cobrança de falta de dois toques dentro da área em favor do time visitante, que para sorte gremista não surtiu o efeito desejado, já que Ramiro conseguiu fazer o bloqueio , impedindo a trajetória da bola na direção da meta tricolor.

Mas esse foi o único pecado de Marcelo Grtohe no jogo, pois a partir daí voltou a ser o grande goleiro de outras jornadas com boas defesas, uma das quais dificílima, que evitou que seu time sofresse gol em casa, o que é sempre ruim por causa do saldo qualificado que privilegia o visitante.

Como era uma noite de muitos acertos e quase nenhum erro para o anfitrião mosqueteiro, o técnico Renato Portaluppi não desafinou e com lucidez fez as substituições certas no momento certo, quando o placar já era de 3 a 0 a favor de sua equipe. 

Trocou Pedro Rocha por Fernandinho, Lucas Barrios por Everton e Atrthur por Lincoln, poupando os que saíram para futuros compromissos e injetando mais poderio ofensivo ao time, com a inclusão na equipe de jogadores descansados.

Com 3 a 0 a seu favor e contando com um jogador a mais em campo, já que o atacante Nikão acabou expulso, o Grêmio colocou em  pânico o time visitante, que ficou sem saber se atacava para diminuir a goleada ou se resguardava, para não levar mais gols .

Por conta dessa injeção de sangue novo no time gremista, logo veio o quarto gol, assinalado por Everton, que já andava saudoso daquela atuação de gala em Chapecó, quando assinalou três dos seis gols de sua equipe diante do alviverde do oeste catarinense.

Embora com o jogo dominado, o Grêmio se limitou a gastar os minutos finais da partida, tocando a bola, mas  deixando claro  que, caso estivesse precisando, reunia amplas condições técnicas e físicas para ampliar o placar que já lhe era amplamente favorável.
 
A principal ilação que se pode tirar dessa atuação soberba do Grêmio é que, sem dúvida, o esquadrão comandado por Renato Portalupi pode ser apontado como principal favorito à conquista da Copa do Brasil, chegando ao hexacampeonato no torneio e ratificando o conceito que lhe é atribuído de equipe mais copeira do futebol brasileiro. 

Nos outros dois jogos desta quarta-feira pela Copa do Brasil, o Flamengo conseguiu ótima vantagem para o jogo de volta, derrotando o Santos na Ilha do Urubu pelo placar de 2 a 0, enquanto Palmeiras e Cruzeiro empataram com 3 gols para cada lado, na Arena palmeirense.

Não foi um bom resultado para o alviverde paulista, já que em razão dessa igualdade no marcador com 3 gols sofridos em casa corre o risco de ser eliminado pela Raposa, no Mineirão, através de um novo empate pelo placar de  0 a 0, 1 a 1 ou 2 a 2, o que permite dizer que praticamente só a vitória interessa ao time de Cuca no jogo de volta, para passar à semifinal da Copa do Brasil. 


Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Linotíciais Portala  International, Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com

Foto: UOL

Últimas do seu time