Felipão mobilizou o grupo e já deu 'cara' para o Grêmio em 20 dias

Felipão mobilizou o grupo e já deu 'cara' para o Grêmio em 20 dias

Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio já tem a 'cara do Felipão'. Pode não ser um time primoroso tecnicamente, pode ainda não estar totalmente definido com titulares e reservas, mas já está com a ideia do treinador na característica e principalmente no ambiente. Após resgatar a 'alma' do elenco, o comandante de campo colocou a ideia de marcação pressão e a busca por retomar a bola no campo do adversário.

Tal característica acompanha Scolari em todos os trabalhos. Era assim o Grêmio dos anos 90, o Palmeiras, a seleção brasileira, entre outros. Na Copa das Confederações, por exemplo, Neymar e Hulk cometeram muitas faltas exatamente por tentar pressionar oponentes na saída de bola. Mesmo que pouco disso tenha se visto na Copa do Mundo, nos momentos de sucesso, os times de Felipão marcam adiantado e pressionam o rival.

"Vamos marcar como marcamos o Criciúma. Vamos esperar e sair na bola, tentando roubar a bola na intermediária para tentar fazer o gol. Ele fala para tentarmos roubar no campo do adversário porque estamos mais perto da baliza do adversário", disse o volante Felipe Bastos.

Contra o Criciúma, inclusive, o Grêmio marcou um gol roubando a bola no campo adversário. Felipe ganhou a jogada e tocou para Lucas Coelho, que driblou um marcador e chutou cruzado para definir o jogo em 2 a 0.

E independente do que ocorre dentro de campo, Felipão já está no ambiente gremista. Com 20 dias desde sua apresentação, o treinador já conseguiu mobilizar o grupo. Antes, o elenco gremista parecia desconfiado da própria capacidade, descrente em uma arrancada no Brasileirão. Agora, muito pelo trabalho do comandante, os jogadores exaltam possibilidades maiores, até de vitória sobre o líder do campeonato fora de casa.

"É o que ele já falou, é a alma. A vontade, a garra que o Grêmio sempre mostrou e tem que voltar a mostrar, já mostramos contra Criciúma e o Inter também, mesmo com a derrota. É isso que vamos mostrar contra o Cruzeiro. Disposição para buscar pontos. É complicado mas não é impossível conquistar vitória lá", acrescentou Bastos.

"Ele tem cobrado muito de nós. Cobrou uma postura diferente. No Gre-Nal já tivemos isso, mas infelizmente sofremos dois gols. Contra o Criciúma o ambiente foi outro. Ele tem colocado no dia a dia seu estilo de trabalho e o grupo está comprando a ideia. Esperamos melhorar a cada jogo para se aproximar do grupo de cima", completou o goleiro Marcelo Grohe.

O Grêmio embarca na manhã desta quarta-feira para Belo Horizonte. À tarde, o grupo trabalha na Cidade do Galo. O duelo da 16ª rodada do Brasileirão contra o Cruzeiro está marcado para quinta às 20h30, no Mineirão.

FOTO: UOL

Últimas do seu time