Com o time reserva, Douglas e Juninho Capixaba balançaram as redes para o Tricolor

Com o time reserva, Douglas e Juninho Capixaba balançaram as redes para o Tricolor

Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio pressionou, tentou, lutou, e conseguiu furar a retranca do Paraná neste sábado (15). Com time reserva, o Tricolor venceu por 2 a 0, na Arena, com direito a gol do estreante Juninho Capixaba.

O êxito gremista veio apenas no segundo tempo, depois de muito investir, sem sucesso, na etapa inicial. Douglas, de pênalti, abriu o marcador e Capixaba definiu o jogo. Alisson também teve boa atuação participando dos dois gols.

Com a vitória, o Tricolor soma 44 pontos na classificação e pula provisoriamente para o quinto lugar. Já o Paraná segue calvário na lanterna com 16 pontos, oito atrás do penúltimo.

Antes de pensar na próxima rodada do Brasileiro, o Grêmio terá pela frente na terça-feira o jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra o Tucumán, na Argentina. Pelo Nacional, o próximo adversário é o Ceará, domingo, na Arena. Já o Paraná terá pela frente o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

Foi bem: Alisson sofre pênalti, dá assistência e brilha
Foi Alisson que mudou o jogo para o Grêmio. Orientado a tentar o drible, o jogador "cavou" o pênalti que abriu o placar, ainda superou rivais e fez um cruzamento perfeito para o segundo. Foi protagonista.

Foi mal: Caio Henrique participa pouco do jogo
Expoente técnico do Paraná, o meia Caio Henrique não encontrou seu espaço. Sucumbiu entre os marcadores do Grêmio e pouco participou da partida.

Ex-Corinthians, Juninho Capixaba estreia com gol
O lateral esquerdo Juninho Capixaba foi apresentado pelo Grêmio em julho mas só foi fazer sua estreia neste sábado. E jogou bem. Com característica ofensiva bastante destacada, deu bons dribles, tramou jogadas de criação com Pepê e foi importante como opção de ataque do Tricolor. No segundo tempo recebeu cruzamento e encobriu o goleiro Richard, de cabeça.

Léo Moura fora do time titular?
Léo Moura foi novidade no time de reservas do Grêmio neste sábado. O lateral direito pode estar perdendo espaço no time principal, que na terça-feira encara o Tucumán pela Libertadores. Em crescimento, Leonardo Gomes tende a ser o escolhido para partida na Argentina.

Grêmio povoa campo do Paraná e abre retranca com dribles
O Grêmio precisou responder à postura do Paraná. O time visitante atuou na retranca, deixando muitas vezes só um atacante depois do meio-campo e postando seus atletas próximo à área. E para driblar esta postura, todos viraram alternativas. Os zagueiros Paulo Miranda e Marcelo Oliveira atuaram na intermediária do visitante, os laterais fizeram repetidas ultrapassagens, os jogadores de lado viraram pontas, meia e atacantes quase sempre dentro da área. Assim, ao menos opções de passe restavam para furar a retranca rival. E sem conseguir fazer isso através de passes, restou driblar. Foi assim que Alisson cavou um pênalti no segundo tempo e Douglas abriu caminho para a vitória.

Paraná tem bloco baixo, contra-ataque e muita cera
O Paraná atuou quase que inteiramente na defesa. Com bloco baixo, ou seja, suas linhas o mais próximo possível da própria área, o time paranaense tratou de congestionar o centro, isolar os lados e desabastecer o Tricolor colocando um tripé ao redor de Douglas. Com Vilela, González e Alex Santana próximos, o "Maestro" pouco pôde fazer. E sempre que foi possível, os visitantes adotaram a postura de parar o jogo. Seja com goleiro, em cobranças de falta ou escanteio, segundos preciosos foram conquistados atrás de um ponto ao menos. Não deu certo já que na etapa final o Grêmio furou o bloqueio.

Renato não muda taticamente, mas põe Grêmio para frente
Renato Gaúcho repete a cada duelo contra time fechado que parte do individualismo a oportunidade de abrir o placar. E foi isso que orientou sua equipe no segundo tempo. Alisson abusou dos lances solitários na área e assim ocasionou o pênalti que abriu o marcador.

Auxiliar de Claudinei responde a gol sofrido
Luciano Gusso, auxiliar de Claudinei Oliveira no Paraná e à beira do gramado pela suspensão do técnico, respondeu ao gol do Grêmio com alterações. Maicosuel entrou na vaga de González transformando o 4-1-4-1 num 4-4-2 e combinada com a troca de Grampola, centroavante de área, por Ortigoza, que trabalha mais pelos lados.

Grêmio de aniversário
O Grêmio entrou em campo de aniversário. Neste sábado (15), o Tricolor completou 115 anos de história e foi celebrado pelos torcedores na Arena, mesmo com time descaracterizado por priorizar a Libertadores.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 PARANÁ
Data: 15/09/2018
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza
Renda: R$ 481.246,00
Público: 20.198 (total)
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira (GRE); Igor (PAR);
Gols: Douglas, do Grêmio, aos 8 minutos do segundo tempo; Juninho Capixaba, do Grêmio, aos 18 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Kaio, Matheus Henrique, Douglas (Jean Pyerre), Pepê (Everton) e Alisson (Marinho); Thonny Anderson.
Técnico: Renato Gaúcho

PARANÁ
Richard; Júnior, Renê Santos, Rayan e Igor; Leandro Vilela, González (Maicosuel), Alex Santana, Nadson e Caio Henrique; Rafael Grampola (Ortigoza).
Técnico: Luciano Gusso (auxiliar)

(Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA - retirada do gremio.net)

Últimas do seu time