O resultado faz os dois times empatarem com 23 pontos

O resultado faz os dois times empatarem com 23 pontos

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio voltou ao Campeonato Brasileiro da melhor maneira. Com uma atuação dominante, o time gaúcho bateu o Atlético-MG por 2 a 0, nesta quarta-feira (18). A vitória na 13ª rodada repetiu os bons momentos da equipe na temporada com um (importante) acréscimo: bola aérea decisiva. Foi pelo alto que os comandados de Renato Gaúcho confirmaram a superioridade. O placar só não foi maior graças a Victor e pênalti perdido por Luan.

Na etapa inicial, Victor salvou e o Grêmio não foi tão bem na pontaria. No segundo tempo, Bressan e André fizeram de cabeça. Ainda deu tempo de Luan chutar na trave e perder pênalti após falta clara de Fábio Santos em Everton.

O resultado faz os dois times empatarem com 23 pontos. Grêmio e Atlético-MG voltam a jogar no domingo, às 16h (Brasília). O time gaúcho visita o Vasco e equipe mineira encara o Palmeiras, em São Paulo.

Bola parada letal
O domínio do Grêmio a partir do jogo ofensivo existiu, mas foi com uma situação diferente na partida que o time gaúcho conseguiu transformar a superioridade em vitória. Bressan e André, em um intervalo de seis minutos, foram efetivos na bola aérea. Ambos conseguiram bom cabeceio, primeiro em escanteio da esquerda e depois completando falta ao lado da área. Jogo aéreo letal.

Douglas Costa na torcida
Torcida reforçada na Arena hoje! @douglascosta ?#Brasileirão2018 #GRExCAM #DiaDeGrêmio pic.twitter.com/

mFmzUQPCel

— Grêmio FBPA (@Gremio) July 19, 2018
De férias, o meia-atacante Douglas Costa reforçou a torcida do Grêmio. Revelado pelo clube gaúcho, ele assistiu ao jogo em um camarote da Arena e ganhou camisa do clube. Antes da Copa do Mundo, a permanência do atleta na Juventus rendeu milhões aos cofres gaúchos.

Trio estreia no Atlético-MG
Principal reforço do Atlético-MG durante o recesso, Yimmi Chará foi vítima de um time sem encaixe. O desempenho discreto foi confirmado com substituição no início da etapa final. Além dele, José Welison e Edinho também debutaram no Galo e foram mal.

Grêmio amassa no primeiro tempo
O Grêmio sem Arthur não mudou seu jeito de jogar. Passes curtos, marcação alta, domínio territorial e também o velho vício de não arriscar mais. De tentar finalizar sempre de dentro da área. O padrão mantido, para o bem e para o mal, fez o Atlético-MG sofrer.

As novidades no time de Renato foram sutis. Cícero mais recuado, André com muita mobilidade e encaixando bem os movimentos com Everton. Por serem tão pequenos, esses detalhes não renderam gol. O time, contudo, criou três boas chances antes do intervalo.

E decide depois do intervalo
No segundo tempo o Grêmio foi contundente. Foi experiente. E foi decisivo. A bola parada se tornou arma para vencer uma defesa bem postada e que não cedia espaços mesmo com a liberdade concedida a Luan, Everton, André e até mesmo Maicon. O domínio da etapa inicial permaneceu e abriu espaço para Douglas voltar e Marinho estrear. As trocas foram precedidas pela saída de Maicon e entrada de Jailson.

Atlético-MG nem fechado e nem aberto
Do lado do Atlético-MG, as estreias e estratégia impactaram no rendimento. O time de Thiago Larghi não conseguiu equilibrar forças no meio-campo e passou longe de ser digno representante do melhor ataque do Brasileirão. Sem nenhuma chance de gol, a equipe sofreu ainda mais depois da lesão de Edinho e entrada de Denilson.

Foto: Duda Bairros/Agif (via UOL)

Últimas do seu time