O Grêmio chega aos 51 pontos e segue na sexta colocação

O Grêmio chega aos 51 pontos e segue na sexta colocação

O Grêmio perdia para o Coritiba até os 40 minutos do segundo tempo, neste sábado no Couto Pereira, mas buscou o empate. Riveros, de cabeça, garantiu um ponto aos comandados de Felipão em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. O resultado - que ainda teve um gol de Leandro Almeida, é ruim para os dois lados. A equipe gaúcha precisava ganhar para entrar de vez na briga por uma vaga no G-4. Já os donos da casa retornam para o fim da tabela.

A partida teve tempos distintos. No começo, o Coritiba foi melhor e conseguiu marcar após uma pressão de cinco minutos. Mas na etapa final Felipão soltou o time, empilhou atacantes e conseguiu chegar lá. Ambos os gols foram de bola parada.

O Grêmio chega aos 51 pontos e segue na sexta colocação. Já o Coritiba, que durante os 90 minutos chegou a abrir três pontos de diferença para a zona de rebaixamento, volta a parte da degola pelo triunfo do Vitória em cima do Criciúma, por 3 a 1. A equipe capitaneada por Alex soma 33 pontos e é 17ª colocada.

Fases do jogo: Coritiba e Grêmio demoraram a criar chances. Os donos da casa com receio de dar espaços e os visitantes esperando justamente campo livre para chegar ao ataque. A chuva intensa nos 20 minutos iniciais tornou o confronto mais físico e deixou Vanderlei e Marcelo Grohe como meros espectadores. Mesmo com Erik, de apenas 19 anos e estreando como profissional, a equipe de Felipão não tinha um articulador. O time de Marquinhos Santos, por outro lado, não acertava o pé no ataque.

A primeira finalização certa de todo o jogo saiu aos 24 minutos, com Dudu. O camisa 7 do Grêmio arriscou o chute de fora da área e viu Vanderlei espalmar no canto. A jogada talvez tenha acordado os dois lados, pois o Coritiba partiu para cima. Em três minutos chegou três vezes e com direito a bola na trave.

Depois de Norberto quase encobrir Grohe – sem querer, Alex cabecear para boa defesa do goleiro e Lucas Claro acertar a trave esquerda, Leandro Almeida enfim marcou. O zagueiro conseguiu escapar da marcação de Bressan e nem precisou pular para aparar o escanteio cobrado por Alex: 1 a 0. Em desvantagem, o Grêmio não conseguiu reagir e a postura foi criticada por Zé Roberto na ida para o intervalo.

"A nossa postura tem que mudar. Temos que ter uma postura de querer vencer, de não esperar acontecer. Se a nossa postura não mudar, vai ser difícil sair daqui com um resultado diferente", disse o camisa 10 que atuou uma vez mais como lateral esquerdo.

A bronca de Zé Roberto deu certo. Alán Ruiz foi colocado no lugar de Matheus Biteco e deu mais gana ofensiva ao Grêmio. O Coritiba passou a esperar o adversário dar espaços e passou por apuros. A equipe gaúcha passou a ter mais posse de bola e a jogar no campo rival. Zé Roberto pediu pênalti, logo aos 5 minutos, em dividida com Vanderlei, mas não levou.

Ramiro obrigou Vanderlei a fazer uma grande defesa e abriu a pressão do Grêmio. Na base dos chutões, o Coritiba quase dobrou o placar. Robinho ganhou de Bressan e chutou rasteiro. Marcelo Grohe desviou com a ponta dos dedos e viu a bola beijar a trave direita e sair. A insistência do time gaúcho foi premiada aos 40 minutos. Pará cobrou falta do lado do campo e Riveros venceu a zaga para empatar: 1 a 1.

Melhor: Alex - com ele em campo, o Coritiba levou perigo ao Grêmio. Tanto na bola parada, lance em que saiu o gol de Leandro Almeida, como com a bola rolando. Substituído na metade do segundo tempo, viu do banco de reservas o adversário crescer de volante e conseguir o empate.

Pior: Bressan - Zagueiro substituto de Rhodolfo falhou no gol do Coritiba e na etapa final errou outra vez, mas aí a mão de Marcelo Grohe e a trave salvaram o Grêmio.

Chave do jogo: Bola parada - Sem a pontaria em dia, os dois times precisaram recorrer a bola parada para marcar. O Coritiba insistiu nos escanteios até vencer Marcelo Grohe. O Grêmio respondeu com uma falta do lado do campo, que terminou na cabeça de Riveros.


FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 25/10/2014 (sábado), às 18h30min
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)
Cartões amarelos: Robinho, Norberto (CTB); Matheus Biteco, Zé Roberto e Alán Ruiz (GRE)
Gols: Leandro Almeida, aos 30 minutos do primeiro tempo; Riveros, aos 39 minutos do segundo tempo

CORITIBA
Vanderlei; Norberto, Lucas Claro, Leandro Almeida, Carlinhos; Sérgio Manoel, Rosinei, Robinho, Alex (Helder); Joel e Zé Love (Elber)
Técnico: Marquinhos Santos

GRÊMIO
M. Grohe; Pará, Geromel, Bressan e Zé Roberto; Riveros, Ramiro, Matheus Biteco (Alan Ruiz) e Erik (Lucas Coelho); Dudu (Nicolas Careca) e Barcos
Técnico: Felipão

Foto: UOL

Últimas do seu time