O Grêmio passou a somar 61 pontos na tabela de classificação

O Grêmio passou a somar 61 pontos na tabela de classificação

Do UOL, em São Paulo

Em seu último teste de titulares antes da decisão da Copa Libertadores, o Grêmio confirmou o favoritismo e derrotou o São Paulo por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite, em Porto Alegre. O gol da vitória gaúcha foi marcado por Kannemann, ainda no primeiro tempo. Essa foi a primeira derrota do Tricolor paulista após cinco partidas (dois empates e três vitórias).

Ainda com chances matemáticas de conquistar o título nacional, o Grêmio passou a somar 61 pontos na tabela de classificação. Já o Tricolor paulista se mantém com 45 pontos, com possibilidade remota de ser rebaixado para a Série B.

Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Botafogo, domingo, no Pacaembu. No mesmo dia, na Vila Belmiro, o Grêmio vai enfrentar o Santos. Porém, de olho na final do torneio continental contra o Lanús, o técnico Renato Gaúcho vai escalar apenas os reservas e os jogadores das categorias de base.

Retornos e desfalques

Como utilizou o jogo como último teste antes da final da Libertadores, o técnico Renato Gaúcho escalou o que tem de melhor. Em relação ao 1 a 1 com o Vitória no último fim de semana, as novidades foram as voltas de Marcelo Grohe, Edilson e Cortez. No São Paulo, Dorival Júnior não pôde contar com o meia Cueva, que defende a seleção peruana contra a Nova Zelândia na repescagem para a Copa do Mundo, e Militão, que cumpriu suspensão automática por conta da expulsão no empate com o Vasco na rodada anterior.

Hernanes fora

Dorival não poderá escalar Hernanes e Arboleda contra o Botafogo, no fim de semana. O camisa 15 e o equatoriano receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão automática na próxima rodada. Pelo Grêmio, Fernandinho foi advertido com o amarelo e também está fora do jogo com o Santos, sendo que ele já seria poupado por conta da final da Libertadores.

Reclamações com a arbitragem

As duas equipes questionaram a atuação do árbitro Rodolpho Toski Marques. Grêmio e São Paulo reclamaram de supostos pênaltis, como o que Luan teria sofrido aos 30 minutos do primeiro tempo. Na ocasião, ele caiu na área após disputa de bola com Edimar.

Falha são-paulina e gol do Grêmio

O sistema defensivo do São Paulo falhou e o Grêmio aproveitou para abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Sidão teve dificuldade para defender de soco e a sobra ficou para Edílson. O gremista achou Geromel, que livre pela direita, cruzou para a área. Arboleda tentou afastar, acertou Kannemann e a bola parou no fundo das redes.

Mudanças no São Paulo

Para tentar dar mais criatividade ao time e força ao ataque, Dorival Júnior trocou Maicosuel por Lucas Fernandes antes do início do segundo tempo. O jovem, de 20 anos, deu mais consistência à equipe paulista, que passou a ter mais velocidade. Depois, em busca do empate, o treinador ainda improvisou Marcos Guilherme na lateral direita ao colocar Gilberto no lugar de Araruna. O volante Petros ainda deu a vaga para o lateral esquerdo Júnior Tavares.

Não valeu

O São Paulo até chegou a balançar as redes do Grêmio. Hernanes passou para Lucas Pratto, que mandou para o gol. Porém, o árbitro Rodolpho Toski Marques anulou ao anotar o impedimento do atacante argentino.

Fernandinho

Mais uma vez, o atacante gremista não teve o desempenho esperado. Aliás, atuações recentes do jogador geraram contestação e até deram brecha para Everton disputar vaga entre os titulares. Mesmo assim, o camisa 21 deve seguir na formação ideal visando a final da Libertadores.

Disputa por posição para a Libertadores

Time do Grêmio teve uma grande surpresa: Jailson. O volante desbancou, ao que tudo indica, Michel e pode se confirmar como novo titular do Tricolor gaúcho para a final da Libertadores. Michel, recuperado de artroscopia no joelho, era dono da posição e atuava bem. A escalação contra o São Paulo aumenta a dúvida e até dá pontos a mais para Jailson nessa disputa particular.

Maicosuel, o pior

Não conseguiu dar sequência às jogadas no ataque do São Paulo. No intervalo, foi substituído por Lucas Fernandes, que deixou o time mais dinâmico.

Geromel, o melhor

O gremista conseguiu segurar o ataque do São Paulo. Principalmente no segundo tempo, ele ajudou a manter o resultado positivo.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Últimas do seu time