Tricolor vira e faz 3 a 1 na Macaca, com 2 gols de Lucas Barrios e 1 de Everton.

Tricolor vira e faz 3 a 1 na Macaca, com 2 gols de Lucas Barrios e 1 de Everton.

Apesar do empate em casa pelo placar de 2 a 2, diante do Atlético Paranaense, sábado, o Corinthians continua liderando o Brasileirão com uma boa margem de pontos em relação ao vice-líder Grêmio, merecendo a priori ser apontado como favorito à conquista do título de 2017.

Não se trata, contudo, de um favoritismo absoluto, já que o time de Fábio Carille não possui um nível de superioridade tão flagrante em  relação aos mais próximos seguidores na tabela, que permita supor a impossibilidade de ser alcançado e até ultrapassado nos jogos restantes deste turno e no returno da competição. 

Renato Gaúcho cutucou a nação corintiana no programa da Band Jogo Aberto, comandado pela Renata Fan, dizendo que o Corinthians vai despencar na tabela.

É claro que o técnico gremista não falou isso de forma convicta, imaginando um eventual declínio técnico futuro do alvinegro paulista.

Usou esse expediente como uma espécie de provocação, para mexer com os brios daquele concorrente que está em larga vantagem na corrida pelo título do Brasileirão.

Contudo, existe a consciência de que a folgada diferença em pontos que o Corinthians possui em relação ao vice-líder acha-se consubstanciada mais em elementos circunstanciais do que num suposto melhor desempenho  no decorrer do certame,
 
A tese se sustenta no fato de que seis dos oito pontos que fazem essa diferença a favor do Corinthians o Grêmio perdeu atuando com equipes de reservas, sendo os outros dois fruto da derrota acidental sofrida pelo tricolor diante do Avaí, que se deveu a uma jornada de exceção do goleiro Douglas, operando verdadeiros milagres na meta do time catarinense.

É preciso considerar nessa análise comparativa que, enquanto o Corinthians pode se dedicar exclusivamente aos jogos do Brasileirão, já que está fora das disputas da Copa do Brasil e da Libertadores, o Grêmio precisa dosar suas energias para os jogos relativos aos dois torneios.

É verdade que a equipe da Arena de Itaquera está na disputa da Copa Sul-Americana, mas com certeza jamais vai priorizar esse torneio em relação ao campeonato brasileiro, poupando jogadores, haja vista tratar-se de um certame secundário das disputas continentais.

A comparação serve de base a uma projeção com relação à possibilidade de conquista do título por parte dessas duas equipes que no momento praticam o futebol mais qualificado entre as que disputam o campeonato brasileiro de 2017.

Diante desse contexto, vale dizer que se o Grêmio avançar na disputa da Libertadores, chegando à grande final do torneio, dificilmente terá condições de utilizar a plenitude de seu potencial futebolístico para reverter a vantagem que hoje está em poder do Corinthians.

Se contudo o time de Renato Portaluppi for eliminado do torneio continental antes de chegar à semifinal, voltando seu foco exclusivamente para os jogos do Brasileirão, então poderemos ter no segundo turno uma disputa ferrenha no topo da tabela, com real possibilidade de o Grêmio desbancar o Corinthians da liderança e chegar ao título. 

A hipótese não está sendo levantada com base no futebol que o Grêmio tem apresentado nos últimos jogos, que a olhos vistos tem deixando a desejar.

Depois de derrotar o Flamengo na Ilha do Urubu, sem um bom desempenho em campo, o time de Luan e Geromel bateu a Ponte, neste domingo na Arena, pelo marcador de 3 a 1,  sem alcançar outra vez a plenitude de seu potencial futebolístico.

Isso faz supor entretanto que se jogando cerca de quarenta por cento daquilo que é capaz o Grêmio conseguiu vencer dois jogos relativamente difíceis, diminuindo a diferença que o separa do líder Corinthians, quando voltar a jogar tudo o que pode deve se tornar certamente um dos mais sérios candidatos a levantar a taça de campeão brasileiro de 2017. 


Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Linotíciais Portala  International, Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Revista Eletrônica Gibanet.com,  Jornal Expresso Minuano-RS.,  Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte Estrelas jornalino@gmail..com

Últimas do seu time