A escalação de Luiz Felipe Scolari foi a mais surpreendente e por momentos, amarrou o plano de Diego Aguirre

A escalação de Luiz Felipe Scolari foi a mais surpreendente e por momentos, amarrou o plano de Diego Aguirre

O Gre-Nal das torcidas misturadas também teve futebol misto. Neste domingo (01), o Internacional sem seus principais jogadores foi limitado e parou em um Grêmio armado para bloquear e esperar o contra-ataque. No duelo entre ataque e defesa, os visitantes chegaram a ter as melhores chances no Beira-Rio, mas o placar fechado se confirmou. Nas arquibancadas houve convivência tranquila no setor novo, com gremistas e colorados lado a lado.

O empate não muda nada na tabela do Gauchão. O Inter segue em quarto e o Grêmio em oitavo. O desempenho de Diego Aguirre e Felipão no ano também melhorou em nada, mesmo que o clássico pudesse ser pano de fundo para um salto.

A escalação de Luiz Felipe Scolari foi a mais surpreendente e por momentos, amarrou o plano de Diego Aguirre. Lincoln, uma das novidades, foi o destaque do Grêmio. No Inter, nem Alex, Nilmar ou Anderson. O melhor foi Alisson.

Fases do jogo: O Inter começou apostando nas jogadas individuais, mas teve pela frente uma sólida e atenta defesa do Grêmio. A proposta defensiva de Felipão foi, aos poucos, vencendo a manutenção do mais do mesmo de Diego Aguirre. A linha criativa com Alex, Anderson e Valdívia foi definhando e não criou nenhuma chance concreta de gol no primeiro tempo.

Os visitantes foram os primeiros a finalizar, com Fellipe Bastos de cabeça. Nilmar respondeu na mesma moeda. Alex tentou chute colocado de fora da área e no escanteio conseguido, Valdívia buscou o gol olímpico – evitado em boa defesa de Marcelo Grohe. O lance foi um balizador da primeira etapa, que terminou com domínio do Grêmio. E chances vivas de gol. Lincoln chutou no contrapé de Alisson, mas o goleiro defendeu em dois tempos. E o próprio camisa 11 – uma das surpresas do clássico, arriscou pouco depois. O chute rasteiro, da ponta esquerda, foi defendido pelo goleiro vermelho. O tricolor foi para o vestiário com moral mais elevada que o Colorado.

"Foi equilibrado, mas do meio para o final erramos mais. Mas é só caprichar para criarmos mais", disse Alex. "O Inter veio para cima no começo, mas depois a gente teve mais a bola e criamos chances. Está bom", analisou Grohe.

Na etapa final os dois treinadores tentaram mudar o jogo. Aguirre botou Vitinho no lugar de Valdívia, que de destaque no princípio virou um integrante desligado do Colorado. Felipão, por sua vez, tirou Araújo e colocou Giuliano. O Grêmo seguiu sólido defensivamente e o Inter pouco criativo. As chances para marcar foram raras nos dois lados.

O(s) melhor(es): Alisson - goleiro fez duas defesas importantes e foi destaque em um time lento e nada criativo. Lincoln - aos 16 anos, não sentiu o clássico e foi válvula de escape do Grêmio durante todo o clássico.

O(s) pior(es): Valdívia - elétrico no começo do jogo, foi sumindo. Se mostrou fominha em mais de um lance e não conseguiu ganhar os duelos com Matías Rodríguez. Foi sacado no intervalo. Araújo - volante foi discreto, mesmo sendo um xodó de Felipão acabou substituído após o primeiro tempo.

Toque dos técnicos: Diego Aguirre manteve o 4-2-3-1 e deixou Alex pela direita com Anderson centralizado. A opção afetou a criação do Inter, que foi diminuta. Na defesa, o jovem Geferson era a presa preferida do Grêmio no começo do clássico e por isto, ficou mais postado atrás.

No Grêmio Felipão surpreendeu ao botar Matías Rodríguez na lateral direita e Lincoln no meio-campo. Se defendendo com um 4-4-1-1, o tricolor resistiu a maior posse de bola do adversário por cerca de 30 minutos e teve bom poder de contra-ataque. Mamute, outra aposta para o jogo, oscilou no papel de centroavante.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 0 X 0 GRÊMIO

Data e hora: 01/03/2015 (domingo), às 18h30min
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Público: 34.512 (29.698 pagantes)
Renda: 984.785,00
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Marcelo Barison
Cartões amarelos: Paulão, Cláudio Winck, Geferson (INT); Marcelo Oliveira, Giuliano e Matías Rodríguez (GRE)

INTERNACIONAL: Alisson; Cláudio Winck, Paulão, Juan e Geferson; Nico Freitas, Rodrigo Dourado, Alex (Luque), Anderson (Alisson Farias) e Valdívia (Vitinho); Nilmar
Técnico: Diego Aguirre

GRÊMIO: M. Grohe, Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira; Walace, Fellipe Bastos, Araújo (Giuliano), Douglas e Lincoln; Yuri Mamute (Everaldo)
Técnico: Felipão

Foto: UOL

Últimas do seu time