As críticas por causa dos quilos a mais perseguem a dupla

As críticas por causa dos quilos a mais perseguem a dupla

Os rivais Flamengo e Fluminense tiveram algo em comum durante toda a temporada: a dificuldade em lidar com "gordinhos" no elenco. Os desafios em controlar o tricolor Walter e o rubro-negro Anderson Pico foram rotina dos dois clubes, que terminam 2014 ainda com preocupações a respeito da condição física de seus jogadores. As críticas por causa dos quilos a mais perseguem a dupla, mas o flamenguista conseguiu amenizar as ironias com um fim de ano em alta.

Anderson Pico iniciou férias ainda em busca do peso ideal, mas uma reta final de temporada assegurou renovação de contrato e inversão de papéis quando comparado a Walter. O tricolor sofreu com problemas com a balança e ainda teve ano apagado. As dificuldades em campo mantiveram o atacante no foco das discussões sobre alimentação desregrada, peso acima do ideal e cuidados especiais do departamento médico.

Esperança da torcida pelo ótimo desempenho no Goiás, Walter não se consolidou como um bom parceiro para Fred no Fluminense. Oscilando entre reserva e titular, o camisa 18 teve boas exibições no Carioca e um desempenho brilhante contra o São Paulo, pelo Brasileiro. E foi só. O clássico disputado em maio, no Maracanã, foi a última vez em que o atacante marcou um gol na temporada.

Anderson Pico chegou ao Flamengo em setembro sob muita desconfiança, mas ganhou espaço e atrapalhou o lateral esquerdo titular João Paulo. Com gols e velocidade, o jogador conquistou Vanderlei Luxemburgo e a torcida.

Longe das quatro linhas, Walter e Pico tiveram caminhos parecidos e não alcançaram as metas traçadas pelos profissionais de saúde da dupla Fla-Flu. Os clubes não divulgam pesos de seus jogadores, mas os próprios admitem que estiveram fora do peso ideal durante o ano.

O camisa 18 do clube das Laranjeiras quase sempre teve rotina de trabalho mais longa que os demais titulares de Cristóvão Borges. Em dias de reapresentação após jogos, ele ia ao gramado treinar com bola enquanto os titulares faziam atividades leves na academia. Trabalhos em tempo integral – com duas sessões no mesmo dia – também foram comuns para Walter.

"O meu físico é esse. Nunca falei que ia ser magro e que vão me ver magro. É uma briga com a balança. Escuto muita coisinha, mas é normal minha vida toda escutando isso", explicou Walter após jogo contra o Criciúma, em outubro. Em janeiro, Walter chegou ao Fluminense com 112 quilos. Teve que perder 19 quilos para poder estrear, peso ainda insuficiente para se considerar em forma.

Com acordo para permanecer nas Laranjeiras até o final de 2015, Walter vive momento de dúvidas no Tricolor. A diretoria se movimenta para definir estratégia de pagamento ao Porto, que espera pela compra de 25% do passe do atleta até o fim do ano. O clube pode envolver jovens da base para pagar o valor de cerca de R$ 6 milhões. A saída do jogador para aliviar os cofres do clube, porém, também é cogitada.

Anderson Pico tem as mesmas dificuldades com a balança, mas deu resposta suficiente para o Flamengo mantê-lo no elenco em 2015. O lateral esquerdo assinou contrato por mais dois anos. Aposta de Vanderlei Luxemburgo, ele será a principal opção para a lateral esquerda, já que João Paulo foi dispensado.

Pico perdeu 13 quilos no clube rubro-negro desde sua chegada até o dia da estreia. Em novembro, o jogador admitiu que ainda não tinha o peso ideal. "Trabalho bastante para buscar o meu melhor no Flamengo. Falta perder ainda dois quilos para me sentir muito melhor", afirmou o lateral.

As festas de fim de ano serão fundamentais para Walter e Pico não voltarem das férias com problemas ainda maiores em relação ao peso. Resta saber se eles andarão na linha para não desperdiçar o trabalho realizado durante todo o ano – ainda que os esforços não tenham resultado em 100% de sucesso.

Foto: UOL

Últimas do seu time