Muitas delas são pertinentes, como a dos gols em impedimento validados nos duelos contra Bahia e Flamengo

Muitas delas são pertinentes, como a dos gols em impedimento validados nos duelos contra Bahia e Flamengo

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

Nos bastidores do Corinthians já é unanimidade. O clube está sendo perseguido pela arbitragem após recorrer da punição ao meia Petros por agressão ao juiz Raphael Claus no duelo contra o Santos dia 10 de agosto na Vila Belmiro. São nove jogos realizados após o incidente, sendo que em seis deles há grandes reclamações.

Muitas delas são pertinentes, como a dos gols em impedimento validados nos duelos contra Bahia e Flamengo. Há ainda um pênalti marcado a favor do clube carioca no último domingo. Só que outras análises são muito subjetivas, como pênaltis não marcados em Romarinho e Luciano, nos confrontos contra Grêmio e Fluminense, respectivamente, e a falta em Cássio, no gol da vitória do Bragantino por 1 a 0 no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

A revolta corintiana é tanta que o presidente Mário Gobbi chegou a chamar o árbitro de Corinthians x Fluminense, Paulo Henrique de Godoi Bezerra, de incompetente e burro chucro. Na visão do mandatário, o time alvinegro empatou por 1 a 1 no Itaquerão, pois foi prejudicado pela maneira como o juiz se comportou ao travar o duelo com muitas faltas marcadas – confronto teve gol mal anulado do Fluminense e reclamação por parte do clube carioca de pênalti em Fred.

Já virou rotina para Mano Menezes se posicionar em tom de revolta. O treinador corintiano é quem mais se expõe no clube nas reclamações aos árbitros após o caso Petros.

"Alguma coisa está diferente, a gente sabe quando as coisas são para os dois lados ou estão só para um. Alguma coisa está diferente", disse Mano após a derrota para o Bragantino há 20 dias.

De fato, a quantidade de reclamações corintiana praticamente só se fez presente após o episódio com Petros. Antes disso, apenas no empate em 0 a 0 contra o Coritiba, dia 3 de agosto, Mano Menezes e dirigentes reclamaram de interferência da arbitragem no resultado – no jogo, as queixas foram a expulsão de Fagner, faltas não marcadas e um pênalti não marcado em Romarinho.

As chiadeiras efusivas de Mano são tantas que o treinador foi expulso na vitória de 5 a 2 do Corinthians contra o Goiás, dia 21 de agosto, ao reclamar sem razão de impedimento no segundo gol marcado pelo adversário. Só que ele mesmo admitiu o erro após o confronto.

O caso Petros já está encerrado, com o pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) diminuindo a pena de 180 dias imposta em primeira instância para três jogos. Só que após a resolução, o time foi prejudicado pelo árbitro Sandro Meira Ricci no confronto diante do Flamengo e, não à toa, as reclamações prosseguiram.

"Em todos os jogos, os juízes vêm complicando a gente. Acho que tem de fazer alguma coisa. A diretoria tem de fazer algo. Árbitros estão cobrando faltas que eu não faço. Não sei... algo tem que ser feito. Isso é inaceitável", esbravejou Guerrero.

Veja as principais reclamações do Corinthians

1- Flamengo x Corinthians
São dois lances vitais de muita reclamação na partida. O gol da vitória do Flamengo foi marcado com impedimento duplo. O primeiro de Eduardo da Silva, autor do passe a Wallace, que também recebeu a bola em condição ilegal.

- O jogo ainda teve reclamação pertinente de pênalti de Fagner por, segundo o árbitro Sandro Meira Ricci, tocar a bola com a mão em chute de Everton.

2-) Bragantino x Corinthians
O jogo teve muita reclamação por parte de Mano Menezes. A principal delas foi de falta sobre Cássio no gol da vitória do Bragantino por 1 a 0.

3-) Grêmio x Corinthians
Outro jogo com muita reclamação por parte corintiana. E na visão geral no clube houve pênalti de bola na mão após chute de Romarinho na área.

4-) Corinthians x Bahia
O Bahia abriu o placar no Itaquerão com um gol marcado por Kieza de cabeça. Só que o jogador estava em impedimento. A reclamação corintiana foi grande.

5-) Corinthians x Goiás
Mano Menezes chegou a ser expulso da partida por muita reclamação de impedimento no segundo gol do Goiás marcado por Jackson. Só que o jogador estava em posição legal. O treinador corintiano reconheceu o erro ao fim do confronto.

6-) Criciúma x Corinthians
A reclamação corintiana é de pênalti de Rodrigo Souto em Felipe durante disputa da bola aérea. O duelo terminou 0 a 0 em Santa Catarina.

Foto: UOL

Últimas do seu time