A vitória diante de um concorrente direto foi com gols de Lucas Pratto e Giovanni Augusto

A vitória diante de um concorrente direto foi com gols de Lucas Pratto e Giovanni Augusto

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

Líder e com uma rodada de vantagem sobre os demais. Assim o torcedor do Atlético-MG vai se lembrar do 8 de julho de 2015. Se um ano atrás a seleção brasileira era goleada pela Alemanha, no mesmo Mineirão o time alvinegro venceu o Sport por 2 a 1 e chegou aos 26 pontos. Depois de 12 rodadas, ninguém pontuou tanto, venceu tanto ou marcou tantos gols como os mineiros.

A vitória diante de um concorrente direto foi com gols de Lucas Pratto e Giovanni Augusto. Matheus Ferraz chegou a empatar para o time visitante, mas insuficiente diante da enorme pressão que o Atlético fez sobre o adversário nos primeiros minutos do segundo tempo, compensando a falta de criatividade da etapa inicial.

Se há um ano o torcedor local deixou o estádio em lágrimas, alguns ainda durante o primeiro tempo, quando a Alemanha já fazia 5 a 0, neste 8 de julho o torcedor local deixou o estádio esperanço. O Atlético é líder, tem vantagem e pode conquistar o Brasileirão mais vez, depois de 44 anos de jejum.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG 2 X 1 SPORT
Data: 08/07/2015 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 50.684 pagantes
Renda: R$ 1.671.325,00
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Cartões amarelos: Jemerson e Carlos César (CAM) Rithely e Neto (SPT)
Gols: Lucas Prato a 1 min, Matheus Ferraz aos 4 min, Giovanni Augusto aos 10 min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG

Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca; Giovanni Augusto (Guilherme, aos 31 do 2º), Maicosuel (Cárdenas, aos 31 do 2º) e Thiago Ribeiro (Carlos, aos 20 do 2º); Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi

SPORT

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Milke, aos 40 do 2º), Diego Souza e Marlone; Maikon Leite (Neto, aos 28 do 2º) e Samuel (Wallace, aos 22 do 2º).
Técnico: Eduardo Baptista.

1º Tempo

Atlético bem que buscou o jogou e atacou mais, porém encontrou um adversário compactado e muito seguro na defesa. Além disso, o Sport valorizou a posse de bola, já que era uma maneira se segurar o ímpeto atleticano. Deu certo e a primeira etapa não teve nenhum lance de perigo.

2º Tempo

O que faltou na primeira parte, sobrou no segundo. Com apenas seis minutos a etapa final já era melhor. O Atlético marcou logo no primeiro minuto, com Lucas Pratto. Aos quatro o Sport empatou, com Matheus Ferraz, e não tomou o segundo aos seis por causa da grande defesa de Danilo, em chute de Giovanni Augusto. Mas o meia foi persistente e marcou um golaço quatro minutos depois.

Artilheiro de um toque

Lucas Pratto não precisa encostar muito na bola para fazer gols pelo Atlético. Das 13 vezes que marcou com a camisa alvinegra, em 12 ele finalizou de primeira. Assim como o gol sobre o Sport.

Redes do 7 a 1

As redes dos gols da partida entre Atlético e Sport foram as mesas usadas na semifinal da Copa do Mundo entre Brasil e Alemanha. Não saíram tantos gols como em 8 de julho de 2014, mas a "comemoração" do primeiro ano do 7 a 1 não foi com um 0 a 0, como terminou o primeiro tempo.

Casa cheia

O duelo contra o Sport foi apenas o oitavo do Atlético como mandante no novo Mineirão. Os números do clube impressionam, pois pela quinta vez o público pagante foi superior a 50 mil pagantes. A média da torcida atleticana no estádio é superior a 49 mil pagantes.

95 anos de amor

Apaixonada torcedor do Atlético, a Dona Ana Cândida completou 95 anos nesta quarta-feira e foi homenageada pelo clube. Ela entrou no gramado do Mineirão e recebeu uma placa pela data. Presente em todos os jogos do Atlético em Belo Horizonte em alguns longe de casa, Dona Ana ficou famosa através de vídeos que circulam na internet.

Foto: UOL

Últimas do seu time