Campeonatos de turismo são os destaques da coluna semanal de automobilismo

Campeonatos de turismo são os destaques da coluna semanal de automobilismo

GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

Os três temas do Giro Rápido desta semana: o anúncio da contratação de Bruno Senna para disputar o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) na categoria LMP2; a bela vitória de Pipo Derani nas 24 Horas de Daytona e a renovação de contrato de Luciano Burti na Stock.

Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

JORNADA TRIPLA

Bruno Senna está de volta ao WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Depois de disputar pela classe GTE Pro com o Aston Martin Vantage V8 (com três vitórias e cinco poles), o brasileiro de 32 anos agora estará na LMP2, com o Ligier JS P2-Nissan da equipe RGR Sport by Morand. Aqui, os detalhes.

Assim, serão três categorias em que estará guiando em 2016: além do WEC, também na Fórmula E e na Blancpain Sprint Series, por Mahindra e McLaren, respectivamente.

Bruno, como outros pilotos, conseguiu manter o prazer pelo automobilismo mesmo não estando mais na F1. Piloto qualificado, que anda bem em monopostos e carros de turismo e protótipos, deverá aparecer no pódio constantemente ao longo do ano. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

PIPO NO TOPO

Em agosto de 2012 recebi o piloto Pipo Derani no meu Bella Macchina (foto ao lado). Então com 18 anos, na F3 Inglesa, o piloto falou de sua carreira e planos, sonhando, como a maioria, chegar à F1. (Aqui está o vídeo).

Já acompanhava sua trajetória antes de sua vinda ao Portal Terceiro Tempo, e continuei informando sobre seus passos, até o primeiro teste com um protótipo da Le Mans Series em 2014 (veja aqui). Sua adaptação a esse tipo de carro foi impressionante. Não é muito comum um piloto jovem pegar logo a tocada. Mal comparando, é como imaginar um atleta jovem correndo bem uma maratona...

Fez uma temporada excelente no WEC (Mundial de Endurance) em 2015, pela LMP2.

Avançando a fita... No último final de semana, com uma atuação impecável, Pipo Derani conduziu seu Ligier JS P2 Honda no stint final das 24 Horas de Daytona, vencendo a prova em parceria com  Ed Brown, Johannes van Overbeek e Scott Sharp. Aqui, a matéria.

Entra para mais uma ano no WEC com enorme possibilCoidade de conquistar o título. Para muitos, Pipo foi uma surpresa. Para que o viu no Bella Macchina em 2012, certamente não. Lá, já demonstrava uma maturidade atípica, um talento confirmadíssimo agora. Foto: Kennedy Andrés/Portal TT

BURTI SEGUE

Com duas vitórias na Stock (Tarumã/2009 e Campo Grande/2011), Luciano Burti seguirá mais um ano pela equipe RZ Motorsport, agora de novo patrocinador máster, a Klar.

Falando sobre suas vitórias na Stock, estive presente na de Campo Grande, segunda cobertura fora de São Paulo "in loco" do Portal Terceiro Tempo no automobilismo. Na ocasião, Burti reclamou bastante do asfalto do traçado sul-matogrossense, infelizmente uma realidade dos nossos autódromos até hoje...

Foi um belo triunfo do paulista, hoje com 40 anos, na época das corridas únicas, sem grid invertido.

Partindo do segundo lugar, superou Allam Khodair na largada e fez uma corrida impecável, resultado que o colocou na disputa pelo título, quando a categoria contemplava os dez primeiros colocados no playoff das quatro etapas restantes. Acabou fechando a temporada em nono lugar.

Sua experiência é importante para a Stock. Um pouco de sua trajetória está na página que escrevi sobre ele, no Portal Terceiro Tempo. Clique aqui para conferir! Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time