Lucas Romero e Otero disputam bola em Atlético-MG e Cruzeiro. Foto: Pedro Vale/AGIF

Lucas Romero e Otero disputam bola em Atlético-MG e Cruzeiro. Foto: Pedro Vale/AGIF

Um rival em crise e outro em ótimo momento no ano. É assim que Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam, neste sábado (19), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Galo tenta apagar o incêndio deixado após as eliminações em Sul-Americana e Copa do Brasil e as polêmicas protagonizadas pelo mandatário Sergio Sette Câmara.

A Raposa, por outro lado, quer dar manter os bons resultados obtidos recentemente. A equipe de Mano Menezes está perto de classificação às oitavas de final da Libertadores e deu um passo rumo à vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

Embora esteja entre os líderes do Campeonato Brasileiro, ao lado de Flamengo e Corinthians, com dez pontos cada, o Atlético vive um momento turbulento.

A eliminação na Sul-Americana, atrelada à declaração do presidente em que chama o torneio de "Segunda Divisão" e promete melhores resultados em Copa do Brasil e Brasileirão, aumentou a pressão externa sobre o elenco.

Pouco mais de uma semana depois, o Galo foi eliminado para a Chapecoense nas oitavas de final da Copa do Brasil. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o time foi derrotado nos pênaltis na Arena Condá.

"Concordo que os resultados não foram os esperados, mas ser o pior possível tem uma distância bem grande. Ser eliminado com dois empates, num primeiro jogo em que criamos muitas chances e tivemos domínio completo do jogo. E na Sul-Americana, trocamos todo o time e tentamos a vitória até o último minuto. O time foi guerreiro e batalhador e, por pouco, não saímos com a vitória", declarou Thiago Larghi, técnico interino do Galo.

A situação no Cruzeiro é bem distinta da vista no rival. Desde o título do Campeonato Mineiro, obtido em 8 de abril passado, o time de Mano Menezes vive bom momento em campo.

Apesar dos tropeços contra Grêmio, Universidad de Chile e Fluminense logo após o triunfo no Estadual, o time se recuperou e está invicto há seis partidas.

Além de duas goleadas na Libertadores - sobre La U (7-0) e Vasco -, foram dois triunfos - Botafogo (1-0) e Sport (2-0) - e um empate - Inter (0-0) no Brasileiro. A equipe ainda bateu o Atlético-PR por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Em alta, chega ao clássico para tentar um triunfo e a consequente aproximação dos líderes da competição.

Logo após o triunfo sobre o Sport, no último domingo (13), Mano fez questão de enaltecer a boa fase do Cruzeiro na temporada:

"A gente viveu bons momentos contra outro nível de adversário. A dificuldade é maior, é Campeonato Brasileiro. Você faz um gol, mas os adversários têm outro nível, chegam mais. É um momento de afirmação de ideias, de aumento de confiança e isso nos traz coisas importantes", disse Mano.

Ficha técnica
Atlético-MG x Cruzeiro

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de maio de 2018 (sábado)
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP/Fifa)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP/Fifa) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP/Fifa)

Atlético-MG
Victor; Patric, Leonardo Silva, Bremer (Gabriel) e Fábio Santos; Adilson, Elias, Luan, Rómulo Otero (Juan Cazares) e Róger Guedes; Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi.

Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero, Digão, Murilo e Egídio (Marcelo Hermes); Henrique, Ariel Cabral e Robinho (Mancuello); Arrascaeta, Rafinha e Rafael Sóbis.
Técnico: Mano Menezes.

Últimas do seu time