O Flamengo voltou a ganhar fôlego e ficar em situação mais confortável

O Flamengo voltou a ganhar fôlego e ficar em situação mais confortável

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro

O Flamengo voltou a ganhar fôlego e ficar em situação mais confortável no Campeonato Brasileiro, podendo assim focar suas atenções na semifinal da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, com dois gols de Gabriel, o Rubro-negro venceu o Internacional por 2 a 0 no Maracanã e se afastou ainda mais da ainda temida e "confusa" zona do rebaixamento da competição.

De quebra, os cariocas ainda tiraram os gaúchos do G-4 da competição. Com a vitória do Corinthians sobre o Vitória nesta mesma rodada, o Internacional deixou o grupo que garante vaga na Copa Libertadores da América após 19 rodadas consecutivas.

Fases do jogo: O início do jogo mostrou uma tendência que se repetiria durante boa parte da partida: Flamengo pressionando no ataque, com o Inter se defendendo e apostando nas saídas rápidas após erros do adversário. O cenário favoreceu os visitantes em um primeiro momento, mas a boa fase do goleiro Paulo Victor impediu qualquer mudança no placar.

Os donos da casa se recuperaram e passaram a chegar com mais intensidade, sem dar tantos espaços na defesa, mas os erros no último passe não deixavam que a vantagem fosse refletida no marcador, mantendo o 0 a 0 até o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o Flamengo seguiu pressionando e até criou chances mais claras. No entanto, a falta de capricho nas finalizações – uma com Eduardo da Silva e outra com Gabriel – impedia o gol. Com as mudanças do técnico Vanderlei Luxemburgo, o time cresceu e pressionou ainda mais. Nixon entrou no lugar de Eduardo da Silva e deu mais opções ofensivas.

O gol era uma questão de tempo. E não demorou a sair. Aos 24 minutos, Nixon fez boa jogada pela esquerda e acertou um cruzamento com efeito para Gabriel, que apareceu por trás da defesa e tocou para o gol. A superioridade em campo, enfim, era refletida no placar: 1 a 0 para o Flamengo.

Atrás no marcador, o Internacional tentou reverter a pressão. Abel colocou Rafael Moura e Valdivia em campo, mas as boas defesas de Paulo Victor e a compactação do Flamengo na defesa seguravam a vantagem. Em um contra-ataque aos 45 minutos, Gabriel ainda acertou um bonito chute de fora da área, fez 2 a 0 e deu números finais à vitória carioca.

Melhor: Gabriel – o meia do Flamengo comandou as ações ofensivas do time da Gávea e ainda fez os dois gols da vitória desta quarta, comprovando sua evolução na temporada

Pior: Fabrício – nulo no apoio ao ataque, o lateral esquerdo do Internacional ainda teve muitas dificuldades na defesa para conter os avanços do Flamengo pelo seu setor.

Chave do jogo: Mudanças de Luxemburgo no início do segundo tempo. O técnico do Flamengo lançou o garoto Nixon em campo e mudou o panorama da partida. Com uma formação ofensiva que ainda contou com a entrada do atacante Elton, o Rubro-negro foi mais efetivo e conseguiu chegar ao gol

Para lembrar: Apesar de ter um clássico pela frente na próxima rodada, o Flamengo não jogará no Rio de Janeiro. O duelo contra o Botafogo, no sábado, será na Arena Amazônia, em Manaus. Já o Internacional encara o Bahia, no mesmo dia, às 21h, no Beira Rio.

O Internacional não sabe o que é vencer o Flamengo no Rio de Janeiro desde 2006 – seis derrotas e dois empates. Com a derrota desta quarta-feira, os colorados aumentaram o jejum que já dura oito anos.

Últimas do seu time