O início de partida refletiu bem a posição das equipes na tabela

O início de partida refletiu bem a posição das equipes na tabela

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Palmeiras arrancou um empate com o Atlético-PR fora de casa, venceu o Criciúma no Pacaembu e ensaiou uma reação para se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time paulista só não contava cruzar com um ataque inspirado liderado por Fred neste sábado, no Maracanã. O atacante marcou dois gols, comandou a vitória tricolor por 3 a 0 no Maracanã e empurrou a equipe alviverde novamente para muito próximo da degola. Conca, de falta, fechou o placar.

Estacionado nos 21 pontos e com sua sequência brecada, o Palmeiras se mantém a um ponto do grupo dos quatro últimos colocados e terá que "secar" o Coritiba no sábado (contra o Santos) para não voltar à zona de rebaixamento. Já o Fluminense, em situação completamente oposta, voltou a frequentar o G-4. Ao menos até o início dos jogos de domingo. Com 35 pontos, o Tricolor das Laranjeiras torcerá contra Grêmio (joga contra o Atlético-MG) e Internacional (encara o Botafogo) para se manter na zona que garante uma vaga na Copa Libertadores.

Fases do jogo: O início de partida refletiu bem a posição das equipes na tabela. Enquanto o Fluminense, que busca as primeiras posições, dominava as ações e chegava com perigo ao ataque, o Palmeiras, que luta para não voltar à zona de rebaixamento, demorava a se encontrar em campo.

E a superioridade tricolor logo foi transformada em vantagem no placar. Após boa jogada de Chiquinho e Conca pela ponta esquerda, o atacante Fred aproveitou o cruzamento e, mesmo caído, tocou para o gol depois de falha do zagueiro Victorino.

O placar adverso acordou o Palmeiras. Mesmo com certa dificuldade técnica, a equipe neutralizou as investidas do Tricolor pelos lados do campo, igualou o jogo e passou até a criar algumas chances de gol. No entanto, um pênalti para o Fluminense – Renato colocou a mão na bola – esfriou os visitantes e ainda aumentou o prejuízo. Fred, novamente, cobrou com perfeição e fez 2 a 0 aos 34 minutos.

A boa vantagem foi mantida até o intervalo. Na volta para o segundo tempo, com as entradas de Mendieta e Cristaldo, o Palmeiras retomou o ritmo de antes do pênalti. Mas esbarrava na defesa adversária. Com um Fluminense mais recuado, os visitantes pressionavam e criavam as melhores chances, mas apresentavam dificuldades na hora do último toque.

Sem aproveitar as chances, o Palmeiras viu o Fluminense ser mortal na primeira oportunidade que teve na etapa final. Bem como no primeiro tempo, o Tricolor marcou um gol quando era inferior e brecou a reação paulista. Darío Conca, de falta, contou com a contribuição do goleiro Bruno e fez o terceiro aos 18 minutos.

O gol praticamente selou o desfecho da partida, mas os palmeirenses não se entregavam. O time do técnico Dorival Júnior continuou criando chances, mas a limitação técnica impediu qualquer mudança no placar, que se manteve em 3 a 0 até o apito final.

Melhor: Fred – com boa movimentação e dois gols – quase fez mais um em boa cabeçada no segundo tempo –, o atacante dificultou o trabalho da defesa palmeirense, voltou a se destacar e comandou a vitória do Fluminense.

Pior: Weldinho – mal na marcação, precisou de apoio para conter as investidas do Fluminense pela lateral. Nulo no apoio. Foi substituído no intervalo.

Chave do jogo: As jogadas pelas laterais foram trabalhadas exaustivamente pelo Fluminense e garantiram a vantagem no placar. O primeiro gol saiu pela esquerda; o segundo, em pênalti marcado após cruzamento da direita; e o terceiro veio em cobrança de falta pela ponta direita.

Para lembrar: Na próxima rodada do Brasileiro, o Fluminense encara o Vitória, na quarta-feira, no Barradão. No mesmo dia, o Palmeiras recebe o Flamengo, no Pacaembu.

- Esta foi a segunda vitória consecutiva do Fluminense no Maracanã em que o atacante Fred marcou dois gols. No último dia 24, pela 17ª rodada, o atacante também balançou as redes duas vezes.

Foto: UOL

Últimas do seu time