No Fluminense, Fred ganhou a companhia de Walter, que vive bom momento no início desta temporada

No Fluminense, Fred ganhou a companhia de Walter, que vive bom momento no início desta temporada

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

O gol de Fred no empate por 1 a 1 com o Vasco pode não ter dado ao Fluminense a vitória no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca na noite da última quinta-feira, mas mostra que o camisa 9 da seleção brasileira tem recuperado aos poucos seu bom futebol. O capitão do Tricolor marcou quatro gols em cinco jogos pela equipe desde sua convocação por Felipão para o amistoso contra a África do Sul, em lista divulgada no dia 24 de fevereiro.

Esta é a melhor sequência de Fred pelo Fluminense desde a reta final do Campeonato Brasileiro de 2012, quando levantou pela segunda vez o troféu mais importante do futebol nacional pela equipe como artilheiro. Ele já se aproxima até mesmo do total do número de gols de 2013, quando marcou apenas oito em todo o ano. Nos 11 jogos que fez pelo Tricolor em 2014, o camisa 9 já balançou as redes cinco vezes.

Em 2012, o camisa 9 encerrou a temporada com uma série parecida, com quatro gols nos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro, entre eles, dois contra o Palmeiras na vitória por 3 a 2 em Presidente Prudente-SP, que garantiu o título tricolor no dia 11 de novembro, com duas rodadas de antecipação. As outras partidas foram contra Coritiba, Cruzeiro, Sport e São Paulo, com gols contra as duas últimas equipes.

Se os adversários das últimas partidas (Volta Redonda, Horizonte-CE, Cabofriense e Vasco, por duas vezes) e até mesmo o momento do Fluminense é mais modesto neste começo de 2014, Fred ao menos tem recuperado o hábito de marcar gols com frequência. Curiosamente, antes da convocação de Felipão para o amistoso realizado no dia 5 de março em Johanesburgo com vitória por 5 a 0 do Brasil, o camisa 9 havia balançado a rede apenas uma vez em seis jogos.

No Fluminense, Fred ganhou a companhia de Walter, que vive bom momento no início desta temporada e é o artilheiro do Tricolor em 2014, por enquanto, com seis gols em dez jogos. Auxiliada por Conca, a dupla se acertou dentro de campo e tem demonstrado entrosamento nas últimas três partidas, quando iniciou junta como titular na equipe.

Após o duelo com o Vasco, o técnico Renato Gaúcho elogiou o trio e, principalmente, Fred, por ter escapado bem da forte marcação exercida pelo Cruzmaltino durante a semifinal do Campeonato Carioca.

"Não é só esse trio [que foi bem marcado]. A marcação foi forte por parte do Vasco. [Os três] prenderam os zagueiros do adversário. São jogadores que se destacam e são muito marcados. São poucas as chances que aparecem. A que apareceu o Fred fez. Todo cuidado é pouco, são jogadores que desequilibram", ressaltou Renato.

Se a tão sonhada Copa do Mundo ainda está um pouco distante no calendário, Fred pode se concentrar agora em outro objetivo na temporada: a conquista do Campeonato Carioca e o retorno da lua-de-mel com o Fluminense. E basta um empate com o Vasco às 16h do próximo domingo para chegar à sua segunda decisão de Estadual pelo Tricolor em cinco anos.

Foto: UOL

Últimas do seu time