Nos últimos sete anos, apenas um campeão da Libertadores ergueu a taça do mundo: o Corinthians, em 2012

Nos últimos sete anos, apenas um campeão da Libertadores ergueu a taça do mundo: o Corinthians, em 2012

Mais uma vez, o time sul-americano do Mundial de Clubes não foi páreo para o poderoso rival europeu. Esse cenário virou rotina na competição organizada pela Fifa e teve mais um capítulo neste sábado, quando o Real Madrid venceu o San Lorenzo por 2 a 0 e ficou com o título do torneio disputado no Marrocos. Nos últimos sete anos, apenas um campeão da Libertadores ergueu a taça do mundo: o Corinthians, em 2012.

Sem contar o time paulistano, os europeus conquistaram o Mundial em todas as edições desde 2006, quando o Inter bateu o Barcelona no Japão e se sagrou campeão. O ano anterior reservou ainda outro triunfo brasileiro, do São Paulo sobre o Liverpool, no primeiro do Mundial organizado pela Fifa com o formato atual – em 2000, o Corinthians foi campeão em disputa com grupos e mata-mata.

Desde o Inter, não somente os sul-americanos foram massacrados pelos europeus, como ainda tiveram vexames singulares na história dos Mundiais, com a eliminação de Atlético-MG e Internacional para os africanos Raja Casablanca e Mazembe em 2013 e 2010, respectivamente. Essas equipes também acabaram derrotadas nas decisões, para Bayern de Munique e Inter de Milão.

Em 2007, o Milan derrotou o Boca Juniors; em 2008, o Manchester United bateu o LDU Quito; em 2009, o Barcelona precisou da prorrogação para fazer 2 a 1 no Estudiantes, coisa que não foi necessária em 2011, quando o time fez 4 a 0 no Santos de Neymar. Só o Corinthians conseguiu se destacar, ao vencer o Chelsea por 1 a 0 no Japão.

Neste sábado, não deu para o San Lorenzo: o time levou gol de Sérgio Ramos no final do primeiro tempo e viu o goleiro Torrico falhar em chute de Gareth Bale. Os brasileiros, por sua vez, se preparam para tentar novamente a vaga no Mundial de Clubes. O País terá cinco candidatos, na disputa da Copa Libertadores: Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Corinthians. Todos já venceram a competição, três deles têm títulos mundiais.

Últimas do seu time