Equipamento eletrônico estará nos caminhões na próxima etapa, em Goiânia

Equipamento eletrônico estará nos caminhões na próxima etapa, em Goiânia

Pela segunda vez, a primeira foi na etapa do Velopark, no mês passado, os caminhões da Fórmula Truck utilizarão o detector de fumaça, tecnicamente chamado de Sistema de Medição Eletrônico de Fumaça, na prova do próximo domingo (12), no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia.

Inédito no mundo, o equipamento desenvolvido pela empresa DSA foi criado especialmente para a Fórmula Truck. Os dados coletados são repassados imediatamente aos comissários desportivos. Haverá punição, caso a fumaça ultrapasse o limite estabelecido.

Sistema de funcionamento:

O detector de fumaça é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no cano do escapamento. Um desses sensores emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo o que os técnicos chamam de opacidade, que é a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Na prática, isso significa mais fumaça.

Após quatro etapas disputadas (Caruaru, Campo Grande, Londrina e Velopark), Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN) lidera o campeonato, com 150 pontos. Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) é o vice-líder, com 144. Djalma Fogaça (Ford) é o terceiro, com 136.

No campeonato de marcas, disputa também acirrada entre as duas primeiras colocadas. A líder Volkswagen-MAN soma 328 pontos, 26 à frente da Mercedes-Benz.

Os ingressos para a etapa goiana da Fórmula Truck podem ser adquiridos pela internet, através do site oficial da categoria (clique aqui). As vendas pelo site se encerram na próxima sexta-feira (10). Os ingressos também poderão ser comprados nas bilheterias do autódromo no sábado (11) e domingo (12), além de diversos postos Petrobras de Goiânia e região e revendas Bridgestone, também em Goiânia e região.

Foto: Orlei Silva/Divulgação

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DA FÓRMULA TRUCK, APÓS QUATRO ETAPAS:

1º   Felipe Giaffone, 150 pontos
2º   Paulo Salustiano, 144
3º   Djalma Fogaça, 136
4º   Leandro Totti, 123
5º   André Marques, 104
6º   Wellington Cirino, 100
7º   Diogo Pachenki, 93
8º   Jaidson Zini, 90
9º   Beto Monteiro, 87
10º Pedro Muffato, 84

CAMPEONATO DE MARCAS:

1º Volkswagen-MAN, 328
2º Mercedes-Benz, 302
3º Iveco, 210
4º Ford, 206
5º Scania, 179
6º Volvo, 77

CALENDÁRIO DA FÓRMULA TRUCK EM 2015:
1º de março - Caruaru (PE) - já realizada
12 de abril - Campo Grande (MS) já realizada
17 de maio - Londrina (PR) já realizada
14 de junho - Velopark (RS) já realizada

12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time