A necessidade de um CT para diminuir o número de lesões já foi admitido

A necessidade de um CT para diminuir o número de lesões já foi admitido

Além do departamento médico do clube, outro 'vilão' foi apontado como responsável pelo excesso de lesões musculares no Fluminense em 2013: o gramado das Laranjeiras. Mesmo sem admitir uma ligação entre o problema e o campo de sua sede, o Tricolor se movimentou para tentar reduzir as críticas nesta temporada e melhorar as condições para seus jogadores.

O campo da sede tricolor carrega a fama de ter condições abaixo das ideais há alguns anos, até mesmo pela falta de uma opção para treinamentos da equipe profissional, já que o tão sonhado CT no terreno cedido pela prefeitura em Jacarepaguá ainda não saiu do papel. O estado do gramado chegou a ser criticado publicamente pelo técnico Muricy Ramalho durante sua passagem pelo clube, em 2011.

Rodrigo Paradella
Do UOL, no Rio de Janeiro

Durante as férias, o Fluminense investiu na reparação do campo. O Tricolor contou com o trabalho da empresa Greenleaf - a mesma que cuida dos gramados de Maracanã e Engenhão – para tentar uma renovação no local. Até mesmo máquinas francesas e holandesas usadas no estádio da final da Copa do Mundo foram utilizadas nas obras.

"O campo está revitalizado, e agora vamos fazer a cobertura de areia. Quando o Fluminense voltar de Mangaratiba, verá outro campo. O gramado estava bastante sentido. Aquele gramado é irregular. E para trabalhá-lo é fundamental ter equipamentos, isso faz a diferença" disse à Rádio Brasil o engenheiro agrônomo responsável pela reforma, Paulo Azeredo.

A necessidade de um CT para diminuir o número de lesões já foi admitido pelo próprio presidente Peter Siemsen. O mandatário do Fluminense vê a solução dos problemas na melhora das condições de trabalho para jogadores e até mesmo os médicos do clube. Ainda assim, o diretor executivo de futebol Felipe Ximenes evita eleger o gramado como um dos vilões.

"Honestamente, não acho decisiva [a influência do gramado no número de lesões]. Quando você procura culpados por um ano ruim, abre espaço para que digamos que em 2012 fomos campeões porque o gramado era bom, por exemplo. Não podemos jogar com o resultado, dar um motivo único. Quando tivermos um CT, teremos melhores condições, mas não podemos achar que isso por si só diminuiria o número de lesões", disse Ximenes ao UOL Esporte.

Após um período de treinamentos em Mangaratiba antes da estreia com derrota por 3 a 2 para o Madureira no último sábado, pelo Campeonato Carioca, o Fluminense volta a treinar nas Laranjeiras na tarde desta segunda-feira. A sede tricolor receberá todos os treinamentos da equipe marcados para esta semana.

Foto: UOL

Últimas do seu time