Alvos de uma série de liminares de Portuguesa e Icasa, Fluminense e Figueirense se enfrentam na primeira partida do Campeonato Brasileiro

Alvos de uma série de liminares de Portuguesa e Icasa, Fluminense e Figueirense se enfrentam na primeira partida do Campeonato Brasileiro

Alvos de uma série de liminares de Portuguesa e Icasa, Fluminense e Figueirense se enfrentam na primeira partida do Campeonato Brasileiro, às 18h30 deste sábado, no Maracanã. Os dois clubes são constantemente ameaçados por pedidos jurídicos de mudanças na competição, mas não devem ter problemas com a questão na estreia.

A ameaça ao Fluminense é a tentativa da Portuguesa de anular a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que lhe tirou quatro pontos no último Campeonato Brasileiro pela escalação irregular do meia Héverton na 38ª rodada. A equipe paulista até chegou a conseguir mais de 90 liminares, porém estas foram sempre derrubadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Uma mudança na situação da Portuguesa não impediria o Fluminense de participar da Série A, já que o Flamengo terminou entre as duas equipes na tabela por também ter sido punido pelo STJD pelo mesmo motivo. Uma vitória do clube paulista, no entanto, abriria caminho para que o Rubro-negro evitasse uma queda da mesma maneira e rebaixasse o Tricolor por consequência.

Já o Figueirense levou um susto na última semana, quando o Icasa-CE conseguiu uma liminar garantindo sua participação na Série A. O motivo foi uma punição não aplicada pela CBF ao time catarinense durante a segunda divisão do ano passado. Caso a equipe de Florianópolis seja punida, o Icasa conseguirá seu lugar na elite.

A preparação de Fluminense e Figueirense, no entanto, aconteceu bem distante da polêmica jurídica que cerca o Campeonato Brasileiro. As duas equipes trabalharam normalmente. O Tricolor tenta se recuperar de uma má campanha no Carioca, quando foi eliminado nas semifinais pelo Vasco. Enquanto isso, os catarinenses vêm de um título estadual conquistado no último domingo, sobre o Joinville.

O técnico do Fluminense, Cristóvão Borges, tenta manter a boa primeira impressão deixada com a vitória por 5 a 0 sobre o Horizonte-CE, no dia 10 de abril, pela Copa do Brasil. Para isso, o treinador manteve a mesma equipe do triunfo.

"É um grupo inteligente. Os jogadores já entenderam como penso, o que planejo para a equipe e acredito que possamos mostrar dentro de campo alguma evolução já nesta estreia pelo Brasileiro. Além de compreenderem o que quero, já treinamos bastante durante a semana e agora é ver o que ocorrerá no jogo", disse Cristóvão.

Já o Figueirense fará sua reestreia na Série A embalada pelo título catarinense e com Marcos Assumpção como principal nome da equipe. O primeiro pensamento do técnico Vinícius Eutrópio, no entanto, é acabar com qualquer chance de voltar à segunda divisão no próximo ano.

"Temos metas no Brasileiro. A primeira é conseguir pontos para não ser rebaixado. Depois disso, se a gente conseguir um bom número de pontos nos primeiros jogos, podemos pensar em algo mais", disse Eutrópio.

 FLUMINENSE X FIGUEIRENSE

Data e hora: 19/04/2014, às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Transmissão: SporTV
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)

Fluminense
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wágner e Conca; Rafael Sobis e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Figueirense
Leandro Silva, Nirley, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Dener, Marcos Assunção e Giovanni Augusto; Dudu, Everton Santos e Ricardo Bueno
Técnico: Vinicius Eutrópio

Foto: UOL

Últimas do seu time