"O Fluminense tem um trabalho de desenvolvimento de jogadores completo"

"O Fluminense tem um trabalho de desenvolvimento de jogadores completo"

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

Se algumas contratações não têm tido o resultado esperado dentro de campo, o mesmo não se pode dizer das categorias de base. Após perder jogadores importantes como Fred e Diego Souza, para esta temporada, e não conseguir repor a altura, coube às joias de Xerém assumir papel de destaque no time titular. O bom trabalho nas divisões inferiores não se restringe ao time titular e chega até mesmo na Liga dos Campeões, onde o Tricolor é o segundo time do Brasil que tem mais representantes inscritos.

Para entender o que Xerém representa para o Fluminense basta olhar mais atentamente para a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando a equipe encarou uma decisão com o Corinthians, em Itaquera. Para um dos jogos mais difíceis da competição, o Tricolor entrou em campo utilizando cinco jogadores: Igor Julião, Douglas, Gustavo Scarpa, Wellington e Marcos Júnior.

"É muito gratificante ver o trabalho da base do Fluminense gerando resultados para a equipe profissional, pois este é o nosso principal objetivo. Certamente o sucesso do Fluminense hoje passa por Xerém, mas é claro que não é só isso. O presidente Peter recuperou o futebol profissional com a ajuda do Jorge Macedo. O presente e o futuro do clube estão ligados com Xerém. É um trabalho que vai muito além da nossa boa estrutura", disse o gerente geral da base Marcelo Teixeira ao UOL Esporte.

"Estamos satisfeitos com o que tem acontecido, mas a torcida do Fluminense pode esperar muito mais. Estamos apenas plantando a semente de um futuro brilhante. Trabalho de base é de longo prazo, falamos de 5, 7, 10 anos. Estamos apenas no início. Se neste momento inicial já temos resultados, temos a certeza de que no futuro vem muito mais coisas boas por aí", completou o dirigente.

Além dos frutos no Brasileiro, o Fluminense se orgulha também de ver seus meninos sendo aproveitado na maior competição de clubes do mundo, a Liga dos Campeões. Na atual edição, o Tricolor conta com cinco atletas inscritos no campeonato: Marlon (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Rafael (Lyon) e Fabinho (Mônaco). No Brasil, fica atrás apenas do Santos, com sete jogadores.

"Não sei se já somos a melhor base do Brasil e da América do Sul, mas certamente estamos entre as melhores. No Rio, acredito que já estamos bem na frente. Fazemos um trabalho diferente, pensamos diferente. Não sei se é o melhor programa de desenvolvimento de atletas em formação, mas é certamente o mais diferente e mais completo que temos por aqui e os resultados estão aparecendo", afirmou Teixeira.

"O Fluminense tem um trabalho de desenvolvimento de jogadores completo. É o que o nosso presidente costuma chamar de projeto em 360°. Começa nas escolinhas e no futsal, passa por Xerém, faz a fase final de desenvolvimento na Europa e retorna para o Fluminense, para ganhar jogos, títulos e atrair mais jovens para nosso futsal e nossas escolinhas", finalizou o dirigente tricolor.

Foto: UOL

Últimas do seu time