Maestro do Flamengo, Diego decidiu nos minutos finais

Maestro do Flamengo, Diego decidiu nos minutos finais

Do UOL, em São Paulo

Vitória e Flamengo tinham objetivos bem distintos para o duelo deste domingo (3). Enquanto os baianos buscavam se manter na primeira divisão, os cariocas queriam carimbar uma vaga na Libertadores, e a partida no Barradão teve um final emocionante. Com um gol de pênalti de Diego aos 50 minutos do segundo tempo, o time comandado por Reinaldo Rueda venceu de virada por 2 a 1 na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Carlos Eduardo abriu o placar, enquanto Rafael Vaz empatou.

Com o triunfo, o Flamengo chega aos 56 pontos e termina na 6ª colocação, o que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Já o Vitória, mesmo com a derrota, se mantém na primeira divisão e fica com 43 pontos, na 16ª posição, já que a Chapecoense venceu e rebaixou o Coritiba. No fim, o resultado foi suficiente para atingir a meta dos dois clubes.

Caso não tivesse terminado entre os seis primeiros, a equipe carioca ainda poderia se garantir direto na fase de grupos da competição com o título da Copa Sul-Americana. O time inicia a final na próxima quarta-feira, fora de casa, contra o Independiente, da Argentina. O jogo de volta será uma semana depois, no Maracanã.

Quem foi bem: Diego

O armador, ao lado de Everton Ribeiro, foi quem criou as melhores jogadas dos visitantes. Ele chegou a ficar perto do gol no começo do segundo tempo após chutar para fora depois de jogada individual, mas foi premiado com o gol de pênalti no fim. Antes, quando o Flamengo empatou o jogo, Diego evitou comemorar e chamou os companheiros para recomeçar a partida e buscar a virada, que veio no último minuto.

Quem foi mal: Kieza

O atacante do Vitória pouco pegou na bola, pouco criou e também não voltou para marcar nos contra-ataques do Flamengo, o que irritou bastante a torcida. Resultado: o técnico Vágner Mancini substituiu o camisa 9 por Caíque Sá aos 24 da etapa final. Ao sair de campo, Kieza foi bastante vaiado pelos torcedores.

Lei do ex e choro

O duelo no Barradão teve lei do ex. Aos 39 minutos do primeiro tempo, Carlos Eduardo recebeu livre dentro da área, girou e bateu de esquerda no canto esquerdo para festa da torcida. O meia defendeu o Flamengo entre 2013 e 2014, mas não deixou saudades no torcedor carioca. Este foi o primeiro gol dele no Brasileiro, e o jogador chorou na comemoração e foi em direção às tribunas, onde estava a mãe Maria Lúcia. No segundo tempo, o jogador aguentou até os 15 minutos, mas sentiu o cansaço e foi substituído por André Lima.

Rafael Vaz se redime de falha

O zagueiro do Flamengo falhou no lance que resultou no gol de Carlos Eduardo no primeiro tempo. O defensor deu muito espaço para Carlos Eduardo receber, girar e bater rasteiro no canto esquerdo de César. Tudo isso dentro da área. Porém, na etapa final, Vaz se redimiu. Foi dele o gol de empate após jogada de Vinícius Junior pela esquerda. A bola foi rebatida dentro da área, e Arão rolou para o camisa 33 estufar as redes.

Pênalti no fim

Aos 48 minutos do segundo tempo, o Flamengo tinha falta próxima à área com Diego. O camisa 35 cobrou, e a bola bateu no braço de Uilian Correia, que estava na barreira. O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva marcou o pênalti, o próprio Diego foi para a bola e chutou forte e alto no meio do gol.

Nas graças da torcida

O goleiro César foi titular no duelo da última quinta-feira contra o Junior Barranquilla, defendeu um pênalti e fez importantes defesas na partida que garantiu o time carioca na final da Sul-Americana. Neste domingo, ele foi novamente escalado e logo ouviu a torcida gritar seu nome. Afinal, César fez importante defesa à queima-roupa após chute de Patric, aos 20 minutos do primeiro tempo, que garantiu o 0 a 0 naquele momento. Na etapa final, César voltou a aparecer e salvou o Flamengo mais duas vezes quando o placar estava empatado em 1 a 1.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Últimas do seu time