O colombiano Reinaldo Rueda, campeão da Libertadores, é o novo técnico do Flamengo

O colombiano Reinaldo Rueda, campeão da Libertadores, é o novo técnico do Flamengo

Por Band Esportes

Reinaldo Rueda é o novo técnico do Flamengo. Campeão da Copa Libertadores de 2016 pelo Atlético Nacional, o colombiano chega para substituir Zé Ricardo e tentar salvar a temporada, principalmente nas competições de mata-mata. O comandante, no entanto, está respaldado pela diretoria para um projeto longo no Rubro-negro. Ele será o responsável por organizar o futebol até dezembro de 2018.

A opção por um técnico estrangeiro é sonho antigo de boa parte dos dirigentes do clube carioca. Existe a convicção de que Reinaldo Rueda precisará de tempo para conhecer os jogadores e se familiarizar com o futebol do país. A direção decidiu apostar em um projeto inovador e considerou que vale o risco para ter os resultados esperados, ainda que demore mais tempo para isso.

Reinaldo Rueda tem 60 anos e iniciou a carreira de técnico em 1993. Ele treinou as equipes colombianas Cortuluá, Deportivo Cali e Independiente Medellín antes de passar por algumas seleções nos anos 2000. Por pouco não classificou a Colômbia para a Copa do Mundo de 2006.

O técnico, inclusive, tem duas Copas no currículo. Dirigiu a modesta seleção de Honduras em 2010. Depois, iniciou o ciclo que colocou o Equador no Mundial do Brasil de 2014. Terminou o torneio com uma vitória, um empate e uma derrota. O grupo tinha França, Suíça e Honduras.

A maior glória de Reinaldo Rueda foi realmente no ano passado, quando levou o colombiano Atlético Nacional ao título da Copa Libertadores. O time fez excelente campanha e apresentou um futebol envolvente, o que contribuiu para o nome do técnico despontar entre os torcedores brasileiros.

Rueda era um sonho antigo do Flamengo. Quando Muricy Ramalho se retirou por problemas de saúde no ano passado, o colombiano esteve entre os preferidos da diretoria para assumir o cargo. Não houve acordo na época. Demorou, mas o namoro terminou com um final feliz. O técnico tem o apoio de boa parte da torcida e uma oportunidade para brilhar no futebol brasileiro.

Foto: Toru Hanai /Reuters (retirada do portal UOL)

Últimas do seu time