Fora da zona da degola e em absoluta sintonia com a torcida, o Rubro-negro já sonha timidamente em alçar novos voos

Fora da zona da degola e em absoluta sintonia com a torcida, o Rubro-negro já sonha timidamente em alçar novos voos

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Flamengo era o lanterna do Campeonato Brasileiro quando Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando do time. Foram cinco partidas desde então - quatro vitórias e uma derrota. Além de deixar a zona de rebaixamento - 13º lugar, com 19 pontos -, o Rubro-negro alcançou após 34 meses uma marca importante na competição nacional.

O triunfo de virada sobre o Atlético-MG por 2 a 1, na última quarta-feira, no Maracanã, foi o terceiro consecutivo da equipe e mudou o panorama na Gávea. O fato havia ocorrido pela última vez no Brasileirão em outubro de 2011.

Curiosamente, o time também era comandado na época por Vanderlei Luxemburgo. A sequência positiva aconteceu entre a 26ª e 28ª rodada. O time bateu América-MG (2 a 1), São Paulo (2 a 1) e Fluminense (3 a 2). Na mesma edição, o Flamengo ainda emplacou em duas oportunidades quatro vitórias seguidas.

Fora da zona da degola e em absoluta sintonia com a torcida, o Rubro-negro já sonha timidamente em alçar novos voos. A estrada é longa e o objetivo principal é fugir do rebaixamento. Mas para quem chegou em uma terra completamente arrasada, a evolução é comemorada a cada rodada.

"Não vamos olhar para cima. Temos que seguir trabalhando com um saco de cimento nas costas. O futebol é dessa forma, do céu ao inferno em 90 minutos", afirmou Luxa.

"Se fizéssemos 50% dos pontos lá atrás, o Flamengo não cairia. Essa foi a matemática que montei. Tínhamos que cumprir isso e já avançamos, o que nos permite pensar para cima e para baixo. Já temos dois jogos de diferença para quem está abaixo. São duas rodadas para queimar, mas precisamos avançar e buscar vantagem sempre", encerrou.

Foto: UOL

Últimas do seu time