Flamengo bate o América MG e amanhece o domingo na liderança do Brasileirão

Flamengo bate o América MG e amanhece o domingo na liderança do Brasileirão

Eu poderia esperar o final da segunda rodada do Brasileirão, para me reportar neste espaço sobre os resultados e a situação dos clubes na tabela,  após a conclusão de mais essa etapa do certame brasileiro. 
 
Confesso, porém, que nesse mister prefiro trabalhar mais em cima das projeções do que dos resultados consumados, já que tudo quanto for dito acerca destes últimos não passará de conjeturas sobre chuvas passadas que, como diz o ditado, "não molham ninguém".
 
Na arrancada do segundo turno, ocorrida neste sábado, o Santos figurou na ponta da tabela até os 49 minutos do tempo final, contra o Bahia, na Fonte Nova, quando viu a peteca cair no gol de Júnior Brumado, aproveitando cobrança de escanteio, que deu a vitória ao tricolor baiano pelo escore mínimo.
 

Com esse resultado, o Flamengo aproveitou o tropeço do peixe e saltou para a liderança do certame nacional, desfrutando da oportunidade de pernoitar de sábado para domingo na ponta da tabela do Brasileirão, ao bater o América MG pelo placar de 2 a 0. 

 
Mas a semi-zebra de Salvador representa também algo bastante favorável ao Grêmio, que como falei no comentário anterior tinha alcançado o melhor resultado da primeira rodada, por ter sido o único clube a vencer fora de casa, nada menos do que o Cruzeiro em pleno Mineirão.
 
Por conta da exclusividade de ter alcançado três pontos na casa do adversário, na abertuar do campeonato, o time treinado por Renato Portaluppi torna-se agora aquele que, no plano teórico, reúne as melhores condições de terminar o segundo turno liderando a competição. 
 
Entenda por quê. Entre as equipes  que possuem condições matemáticas para chegar ao topo da tabela, o tricolor gaúcho é o único postulante que atua em casa nesta rodada, pegando o Atlético Paranaense amanhã, em sua Arena. 
 
Os demais candidatos a líder, todos com os mesmos três ponto do Grêmio na tabela, são o Corinthians, que enfrenta o Paraná em Curitiba, o Internacional, que pega o Palmeira em São Paulo, o Vasco, que tem parada duríssima contra a Chape, na Arena Condá, e o São Paulo, que tem confronto difícil diante do Ceará, em Fortaleza. 
 
É claro que essa expectativa de liderança gremista pode ficar bastante reduzida antes mesmo de o Grêmio entrar em campo para enfrentar o Atlético Paranaense, em seus próprios domínios. 
 
Isso pode acontecer porque, nesse domingo,  o tricolor gaúcho recebe o Furacão na Arena às 19hs, enquanto seus concorrentes à liderança jogam antes. O Corinthians pela manhã;  as demais equipes à tarde. 
 
Se um desses clubes vencer, ignorando a desvantagem de jogar fora, o Grêmio só alcançará a liderança pelo saldo de gols se conseguir vencer seu jogo por um placar folgado.
 
Mas isso não será tarefa fácil para o time de Luan e Geromel, já que o esquadrão do Paraná vem de excelentes resultados em seus últimos compromissos, devendo se constituir num osso duro de roer mesmo pegando pela frente o campeão da América atuando diante de sua torcida. 
 
No fecho do comentário, breve alusão à Copa do Brasil, que já fez duas vítimas de peso na fase que antecedeu as oitavas de final.
 
Uma delas foi o São Paulo, que caiu na disputa com o Atlético Paranaense, frustrando o técnico Diego Aguirre da chance de chegar à Copa Libertadores de 2019, pelo atalho mais famoso do futebol brasileiro.
 
O outro foi o Internacional, do técnico Odair Hellmann, que depois de vencer a dupla Ba-Vi em casa,  teve uma recaída, entregando o ouro para o Vitória ao perder o jogo de volta e a decisão por pênaltis, para a vaga às oitava de final da Copa do Brasil.
 
O treinador colorado, que na sua história de Gre-Nal contabiliza três derrotas, duas delas de goleada, e uma vitória, com 10 gols sofridos e apenas três assinalados, está com a cabeça a prêmio no Beira-Rio. 
 
Entre os torcedores que pedem sua saía, um dos mais fomos é nossa colega Renata Fan, apresentadora  do Jogo Aberto na Band, que disse com todas as letras no seu programa que o técnico Odair Hellmann não está à altura de comandar uma equipe como a do Internacional.  
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Temqpo, Linotíciais ,Portal International, Rede de Mídia On Line (Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Jornal Eletrônico Entertainment Newspaper). Revista Eletrônica GibaNet.com,  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto: UOL
 

Últimas do seu time