Goleiro alemão pode repetir feito histórico

Goleiro alemão pode repetir feito histórico

Nesta segunda-feira (01/12) foi divulgada a lista final para o prêmio FIFA Ballon D'or 2014, organizado pela FIFA e a revista France Football. 

Também conhecido com Bola de Ouro, o prêmio confirma a expectativa de que um goleiro voltasse a figurar entre os três melhores do mundo. A última vez que isso aconteceu foi em 2002, quando o também alemão Oliver Kahn ficou em segundo lugar (pelo FIFA World Player) e em terceiro lugar (pelo Bola de Ouro), quando os dois prêmios ainda não haviam sido unificados. O único goleiro a vencer o Bola de Ouro foi o soviético Lev Yashin, em 1963.

Honrando a tradição alemã de goleiros, Neuer aparece na lista após uma excelente Copa do Mundo e uma sequência de temporadas impecáveis pelo Bayern de Munique. Porém para vencer o prêmio o alemão terá que superar os fenômenos Cristiano Ronaldo (duas vezes melhor do mundo) e Messi (quatro vezes melhor do mundo).

Na atual temporada, Cristiano disputou 20 partidas e marcou 26 gols, número assombroso. Além disso, o português conquistou a Liga dos Campeões, requisito quase obrigatório para vencer o prêmio. Messi, mesmo correndo por fora, foi finalista da Copa do Mundo e quebrou os recordes de maior goleador da história do Barcelona, maior goleador da história da liga espanhola e maior goleador da história da Liga dos Campeões da Europa. Caminho difícil para o alemão.

Finalistas de outras categorias também foram anunciados, incluindo as do prêmio de melhor jogadora. A goleira alemã Nadine Kessler e a atacante americana Abby Wambach, tentam vencer o prêmio pela segunda vez, enquanto a brasileira Marta tenta seus sexto prêmio. Ao menos esse hexa ainda pode vir para o Brasil em 2014.

Foto: UOL

Últimas do seu time