Ambidestro, o menino de 11 anos tem encarado uma rotina de três treinos por semana e sem nenhuma avaliação especial até o momento

Ambidestro, o menino de 11 anos tem encarado uma rotina de três treinos por semana e sem nenhuma avaliação especial até o momento

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

Um pedaço de Fernandão segue no Internacional. Enzo, filho do ex-atacante que morreu em um acidente de helicóptero no começo de junho, fechou duas semanas treinando na Escola Rubra, com o time sub-11 do clube gaúcho. A presença dele em um estágio inferior ao das categorias de base ainda faz parte do processo de ambientação com Porto Alegre, cidade onde a família vai residir após o falecimento do patriarca e ídolo dos colorados.

Ambidestro, o menino de 11 anos tem encarado uma rotina de três treinos por semana e sem nenhuma avaliação especial até o momento. O departamento das categorias de base do Inter tem dado a Enzo o mesmo tratamento dos demais jovens.

Neste domingo, o herdeiro de Fernandão participou de um amistoso do Inter sub-11 contra o União, da cidade de Dois Irmãos. Placar final: 5 a 2, com atuação de Enzo no segundo tempo tempo.

"Ele é uma criança, estamos tratando de deixar ele e os demais à vontade. Para que desenvolva sozinho a vontade de seguir neste caminho. Ele gosta de jogar, veio para Porto Alegre com a mãe e queria praticar. Onde mais seria?", pergunta de forma retórica Jorge Andrade, diretor da base do Inter.

Um dos responsáveis pela entrada de Enzo no time sub-11 do Inter é Francisco Novelletto, amigo pessoal da família de Fernandão e presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Partiu dele a ligação para levar o menino até o Colorado.

Passar dias no clube em que o pai brilhou e ajudou a mudar de patamar tem suas curiosidades. No CT da base, na cidade de Alvorada, Enzo corre, dribla e chuta em cima de uma iniciativa do seu genitor. Partiu de Fernandão, quando estava na função de diretor executivo, a ideia de instalar grama sintética em alguns campos do centro de treinamentos. E por ironia do destino agora recebe Enzo.

"Quanto menos pressão e comparação for feita, melhor. O Enzo tem que se desenvolver normalmente, avançar etapas de um processo que ainda tem muito pela frente", citou Andrade.

Enzo, a irmã Eloá e a mãe Fernanda fixaram residência na capital gaúcha há pouco mais de três semanas. No Inter ele facilmente vai encontrar fotos do pai com as taças da Libertadores e do Mundial de Clubes. E a partir de dezembro também terá uma estátua em tamanho real do antigo camisa 9 para ver. A peça será instalada no entorno do Beira-Rio, possivelmente contígua ao memorial informal criado por fãs após a tragédia no interior de Goiás.

Foto: UOL

Últimas do seu time