Ao todo, a Fifa quer que 41 ex-funcionários devolvam valores usados indevidamente e ainda paguem indenizações por terem "manchado" a imagem da entidade

Ao todo, a Fifa quer que 41 ex-funcionários devolvam valores usados indevidamente e ainda paguem indenizações por terem "manchado" a imagem da entidade

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, deverá ter processo aberto até o fim do ano pelo Comitê de Ética da Fifa. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. O dirigente é analisado pela cúpula da Fifa sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. Del Nero já é investigado pelo FBI e, por essa razão, deixou de fazer viagens internacionais.

De acordo com o Estado de S. Paulo, o processo contra Del Nero não foi aberto antes em virtude da dificuldade da Fifa em ter acesso a informações judiciais sobre irregularidades cometidas pelo dirigente brasileiro. Mas o material que está sendo elaborado pela Fifa terá grande avanço no segundo semestre.

A Fifa não repassará para a CBF os US$ 100 milhões prometidos como "legado da Copa". O valor será entregue somente quando esgotar o processo contra Del Nero.

O jornal informa que Del Nero foi deixado de lado pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino. Em visita ao Brasil e à sede da CBF na semana passada, Infantino evitou contato com Del Nero. Aliados do mandatário da CBF ensaiaram aproximação de Del Nero e Infantino, mas o cartola suíço recusou.

Em março, a Fifa acionou a Justiça dos Estados Unidos pedindo para que seja reembolsada por todos os dirigentes que teriam utilizado dinheiro irregularmente da entidade nos últimos anos. Entre os alvos do processo estão José Maria Marin, ex-presidente da CBF e atualmente em prisão domiciliar nos EUA, Del Nero, e Ricardo Teixeira.

Ao UOL Esporte, em março, a assessoria da Fifa informou que não tem poder para cobrar indenização a Del Nero, somente quando ocorrer condenação judicial.

Ao todo, a Fifa quer que 41 ex-funcionários devolvam valores usados indevidamente e ainda paguem indenizações por terem "manchado" a imagem da entidade.

Foto: UOL

Últimas do seu time