Ao lado de Buemi e Nakajima, espanhol deu o segundo passo rumo à Tríplice Coroa. Foto: Toyota Gazoo Racing

Ao lado de Buemi e Nakajima, espanhol deu o segundo passo rumo à Tríplice Coroa. Foto: Toyota Gazoo Racing

O espanhol Fernando Alonso conseguiu neste domingo (17) o segundo passo rumo à sonhada Tríplice Coroa do automobilismo, ao vencer as 24 Horas de Le Mans no trio do Toyota TS050 Hybrid ao lado do japonês Kazuki Nakajima e do suíço Sébastien Buemi. Foi a primeira vitória da Toyota após 19 tentativas. Além da Toyota, apenas um fabricante japonês venceu a prova, que neste ano chegou à 86ª edição, a Mazda, que subiu ao topo do pódio em 1991, com Johnny Herbert, Bertrand Gachot e Volker Weidler a bordo do modelo 787B.

Apenas um piloto conseguiu vencer as três provas que formam a chamada Tríplice Coroa (GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans), o britânico Graham Hill, que venceu Mônaco em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969, as 500 Milhas de Indianápolis em 1966 e as 24 Horas de Le Mans em 1972.

Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, atualmente na McLaren, venceu o GP de Mônaco em 2006 e 2007, com Renault e McLaren, respectivamente, e no ano passado tinha boas chances de vencer as 500 Milhas de Indianápolis mas abandonou com problema de motor.

DOMÍNIO DA TOYOTA

O esperado domínio em Sarthe da montadora japonesa, única equipe oficial de fábrica presente na principal classe da prova, a LMP1, com seus carros híbridos, foi confirmado, e o #7 completou a dobradinha, duas voltas atrás, com o trio Mike Conway/Kamui Kobayashi/Jose Maria Lopez. Foram os japoneses Kazuki Nakajima e Kamui Kobayashi que estavam a bordo dos carros #8 e #7 no momento final da prova para receberem a bandeira quadriculada.

Ainda pela LMP1, a Rebellion, favorita "das outras", veio com seus dois carros não híbridos na sequência, o #3 de Gustavo Menezes/Mathias Beche/Thomas Laurent terminou em terceiro lugar e o # 1 de Bruno Senna/Neel Jani/André Lotterer, defasados em 12 e 13 voltas em relação ao carro vencedor,, respectivamente.

CLASSIFICAÇÃO NA LMP1 (QUATRO PRIMEIROS COLOCADOS)

 

Um dos 37 pit-stops do carro vencedor em Le  Mans. Foto: Toyota Kazoo Racing

 

 

Fernando Alonso e Sébastien Buemi em cima do carro comemoram a vitória da Toyota em Le Mans. Na condução do carro, Kazuki Nakajima. Foto: Toyota Gazoo Racing

 

LMP2

Na classe seguinte, a LMP2, vitória da equipe G-Drive Racing, com o trio Jean-Eric Vergne/Andrea Pizzitola/Roman Rusinov a bordo do Oreca 07 Gibson #26. Porém, após uma vistoria, constatou-se que o carro tinha um sistema de reabastecimento de combustível que permitia a entrada de uma maior fluxo no tanque, e houve os comissários desclassificaram o #26.

Assim, o brasileiro André Negrão, q8e subiu ao pódio em segundo lugar ao lado de Nicolas Lapierre e Pierre Thirriet no Alpine A470 Gibson do time Signatec Alpine Mamut, herdou a posição e foi declarado o vencedor. O francês Lapierre estava ao volante no final da prova.

LMGTE PRO

Na classe LMGTE Pro o triunfo foi da Porsche da equipe Porsche GT Team), com o trio Laurens Vanthoor/Kevin Estri/Michael Christensen no Porsche 911 RSR de numeral 92. Tony Kanaan terminou em quarto lugar, com o Ford GT da Chip Ganassi. O brasileiro dividiu a condução do #67 com Andy Priaulx e Harry Tincknell. Duas osições atrás, em sexto, chegou outro brasileiro na GTE Pro, Pipo Derani, com a Ferrari 488 GTE Evo da equipe AF Corse. Ele dividiu a condução do #52 com Tony Vilander e Antonio Giovinazzi.

Duas posições atrás de Dirani, em oitavo, o vencedor na categoria em 2017, Daniel Serra, também com Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse, no trio com James Calado e Alessandro Pier Guidi.

Ainda na Pro, Augusto Farfus, que compete regularmente no DTM, abandonou. Ele competiu pela equipe oficial da BMW com o carro #82. Alexander Sims cometeu um erro provocando o fim da prova do trio, que ainda contou com Antonio Felix da Costa.

LMGT AM

Pela LMGT Am, outra jornada vitoriosa da Porsche, pelo time Dampsey Proton Racing. A bordo do carro #77 estavam Matt Campbell/Christian Ried/Julien Andlauer.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

 

 

Últimas do seu time