Piloto da Williams divulgou um vídeo na manhã deste sábado. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Piloto da Williams divulgou um vídeo na manhã deste sábado. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O brasileiro Felipe Massa, de 36 anos, anunciou na manhã deste sábado (4), que deixa a Fórmula 1 no término desta temporada, após os GPs do Brasil (12/11) e de Abu Dhabi (26/11). 

Massa está na Williams desde 2014, após passagens pela Ferrari (equipe pela qual foi vice campeão em 2008) e Sauber, por onde estreou em 2002.

Massa disse que agora é definitivo, após ter se despedido no ano passado da F1 mas ser recrutado pela Williams para um novo contrato em razão da saída do finlandês Valtteri Bottas para a Mercedes.

Se no ano passado a decisão de deixar a F1 partiu de Felipe, agora ele demonstrava interesse em permanecer na equipe. Porém, a Williams é que busca outra opção para a vaga do brasileiro.

ABAIXO, A DECLARAÇÃO DE FELIPE MASSA SOBRE SUA SAÍDA DA F1

CARREIRA NA F1

Felipe Massa, que nasceu em São Paulo e foi criado no interior do estado (em Botucatu), estreou na Fórmula 1 em 2002 pela Sauber, pontuando logo no segundo GP, na Malásia, em sexto lugar. Sem equipe para 2003, foi piloto de testes da Ferrari e retornou à mesma Sauber em 2004, equipe vinculada à Ferrari, pois dela recebia motores. Ficou no time suíço até 2005.

Em 2006 foi contratado pela Ferrari, para a vaga deixada por Rubens Barrichello (de saída para a Honda) e fez dupla com Michael Schumacher até 2009 no time de Maranello, até a chegada de Fernando Alonso, com quem esteve até 2013, para ao término do ano anunciar sua transferência para a Williams.

NÚMEROS

Na F1, Felipe Massa venceu 11 corridas (mesmo número de Barrichello) e conquistou 16 poles e fez 15 voltas mais rápidas.

TÍTULO "BATEU NA TRAVE"

Massa ficou muito perto do título em 2008, com o vice-campeonato, com seis vitórias (Bahrein, Turquia, França, Europa/Valência, Bélgica e Brasil).

A última corrida de 2008 teve um final dramático. Felipe Massa venceu o GP do Brasil e precisava que Lewis Hamilton (à época na McLaren-Mercedes) não terminasse entre os quatro primeiros.

Na curva da Junção, Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock (Toyota), que estava com pneus sclicks com a pista molhada. O inglês acabou ficando com o título com um ponto de vantagem para Massa (98 a 97).

Pela Williams, onde está desde 2014, Felipe Massa subiu três vezes ao pódio, sempre como terceiro colocado. Em 2014 (Itália e Brasil) e em 2015 (Áustria e Itália).

Na atual temporada ocupa a 11ª colocação, com 36 pontos, quatro atrás do seu companheiro de equipe, o canadense Lance Stroll, que está em décimo. Stroll, aliás, é o único confirmado pela Williams para a próxima temporada. A outra vaga está entre o polonês Robert Kubica, o britânico Paul Di Resta e o alemão Pascal Wehrlein.

BRASIL DEIXA DE TER REPRESENTANTE NA F1

Desde 1970 o Brasil tem pelo menos um representante na F1. Assim, salvo alguma surpresa, 2018 não terá nenhum brasieiro no grid da principal categoria do automobilismo. Na "fila", buscando uma vaga, o mais próximo em tese é o mineiro Sérgio Sette Câmara, atualmente na F2. Na atual temporada ele venceu uma prova (GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps) e subiu ao pódio na prova italiana disputada em Monza. Sette Câmara seguirá na F2 em 2018 e a meta é conseguir um cockpit na F1 em 2019.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE FELIPE MASSA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Há exatamente um ano, em 4 de novembro de 2016, participando do programa Bella Macchina, na redação do Portal Terceiro Tempo. Reprodução

Em 8 de março de 2012, então piloto da Ferrari, no Hotel Renaissence, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Claudio Carsughi ao lado do casal Raffaela e Felipe Massa na premiação de 2012 do Capacete de Ouro no Moinho Eventos, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, em 10 de dezembro de 2012. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Em 21 de novembro de 2016, no Morumbi, ao lado de Rogério Ceni, participando de jogo beneficente em prol do GRAAC. Foto Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time