O britânico foi muito bem, mas o suíço teve uma atuação de gala e acabou ficando com a vitória em sets diretos, aplicando parciais de 7/5, 7/5 e 6/4

O britânico foi muito bem, mas o suíço teve uma atuação de gala e acabou ficando com a vitória em sets diretos, aplicando parciais de 7/5, 7/5 e 6/4

A segunda semifinal desta sexta-feira em Wimbledon, que definiu o adversário do sérvio Novak Djokovic na decisão, foi um jogo espetacular. O britânico Andy Murray foi muito bem contra Roger Federer, mas o suíço teve uma atuação de gala e acabou ficando com a vitória em sets diretos, aplicando parciais de 7/5, 7/5 e 6/4.

Federer vai agora em busca de seu oitavo título na grama do All England Club, tentando se isolar como o maior vencedor do torneio. Atualmente, ele está empatado com o norte-americano Pete Sampras e com o britânico William Renshaw.

Disputado em alto nível desde o começo, o jogo teve um Federer irrepreensível dentro de quadra. O suíço foi demais com o saque, enfrentou apenas um break-point contra, não sofreu quebras, somou 20 aces e colocou 76% das primeira bolas em quadra, faturando 77% dos pontos disputados em seu serviço.

Para se tornar o único octacampeão em Wimbledon, o suíço terá que superar Djokovic em reedição da final do ano passado, quando o sérvio levou a melhor e faturou sua segunda taça no evento. O retrospecto aponta um leve favoritismo para Federer, que venceu 20 vezes e perdeu outras 19 partidas.

O primeiro set do número 2 do mundo foi quase perfeito, contando com apenas três erros não forçados e 23 bolas vencedoras. Federer teve que salvar um break logo no primeiro game e depois disso não foi mais ameaçado. Ele conseguiu pressionar o saque de Murray no 12º game, conquistou a quebra e com ela levou a parcial.

A precisão de Federer diminuiu um pouco na segunda parcial, subindo o número de erros não forçados para sete e diminuindo as bolas vencedoras para 18. Contudo, isso não foi o suficiente para que o panorama mudasse. Os dois adversários confirmaram o serviços sem sustos até o 10º game, quando começou o show de ambos.

Pressionado ao sacar em 4/5, Murray começou mal no game e se viu em 0-40 logo de cara. Foi então que o espetáculo começou, com o britânico e o suíço jogando demais, disputando os pontos com grande categoria e bolas incríveis. O atleta da casa salvou cinco set-points e se manteve firme na partida. Só que dois games depois ele acabou sendo quebrado e viu Federer abrir 2 a 0.

Murray e Federer mantiveram o espetáculo no terceiro set e novamente o suíço acabou vencendo. Ele obteve uma quebra decisiva no décimo game e assim sacramentou sua vitória sobre o escocês de Dunblane, a 13ª em 24 confrontos.

Foto: UOL

Últimas do seu time