Na semana passada o suíço Roger Federer bateu na trave, foi vice-campeão em Toronto. Pegou um Tsonga ressurgindo das cinzas que jogou o que podia e o que não podia. Considerei o resultado justo e normal.


Mas Federer está em ascensão, passou por um período ruim ou talvez sabático, e aos poucos foi retomando a velha e boa forma. Estes dias li em um destes sites esportivos, acho que dos Estados Unidos, que Federer figura ao lado de Sampras, Wilander, Laver e Borg, na lista dos maiores de todos os tempos. São semideuses de um esporte chamado Tênis.


A cada jogada que Federer executa, ele nos faz sorrir, gargalhar, em meio a um misto de satisfação e perplexidade. Seu saque não é forte, mas é potente, sua devolução encurrala o adversário, seu voleio é mortal. Aliás como ele tem usado o saque-voleio ultimamente, acho que é influência de seu técnico, Stefan Edberg.


O slice no Backhand de Federer é tão facilmente executado, que aos olhos do oponente parece uma troca simples. Não é. Somente a física explica.


No jogo de hoje contra Ferrer e na partida de ontem contra Raonic, não perdoou primeiros serviços ineficientes, isto é, para se ter alguma chance contra o suíço, é obrigatório um primeiro saque executado com rara felicidade, caso contrário ao repor a bola no segundo serviço, os adversários sucumbem ao jogo imposto. Ele toma as rédeas!


Ferrer foi um leão em quadra hoje, chegou a fazer 6-1 no segundo set, mas a inteligência e a maestria de Federer neutralizaram qualquer possibilidade de reação. Fechou em 2-1, sendo os quatro últimos games do terceiro set, uma aula gratuita de tênis. Um dos pegadores de bola, um senhor aparentando seus 60 anos de idade, ria, era o mínimo que poderia fazer. Aquilo era diversão pura.


A união de elementos como a força, o preparo físico e psicológico e a máxima competência técnica, podem fazer de um tenista, um campeão. Entretanto, caso se esteja diante de um mito como Federer, e nos seus melhores dias, somente o imponderável resolverá a situação!

Esporte é vida! Voltamos com mais tênis semana que vem.
Gustavo Alves dos Santos - nosesportes@gmail.com
No twitter: @gustavofarmacia

Foto: UOL

Últimas do seu time