Nova regra entrará em vigor a partir do dia 1º de outubro

Nova regra entrará em vigor a partir do dia 1º de outubro

A partir do dia 1º de outubro, uma nova regra entrará em vigor no basquete para deixar a modalidade mais dinâmica e atraente para os torcedores. Um time que pegar o rebote ofensivo após um arremesso só terá 14 segundos para definir a jogada. Atualmente, após apanhar um rebote ofensivo, o time tem 24 segundos para trabalhar um novo ataque. No rebote defensivo, não haverá alterações. Os 24 segundos serão mantidos no cronômetro.

"A alteração da regra do rebote ofensivo é positiva para o dinamismo do jogo e adequada, considerando-se que a bola já está no ataque e não há a necessidade de mais 24 segundos para organizar o ataque novamente", analisou Paulo Bassul, gerente técnico da Liga Nacional de Basquete.

A nova regra será válida para todas as competições internacionais e de países cuja suas federações são afiliadas à Federação Internacional de Basquete (Fiba). Na NBA, não haverá alteração.

O Campeonato Mundial Feminino de Basquete, que tem início no dia 27 de setembro na Turquia, ainda utilizará a regulamentação dos 24 segundos para o rebote ofensivo.

Nos últimos anos, a Fiba tem promovido várias mudanças na regra. As mais recentes foram o aumento da distância da linha de três pontos para acesta (passou de 6,25m para 6,75m)e alteração do formato do garrafão (de trapezoidal para retangular).

FOTO: UOL

Últimas do seu time