Circuito paulistano recebe a categoria para duas baterias no próximo domingo. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Circuito paulistano recebe a categoria para duas baterias no próximo domingo. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

A Fórmula Truck retorna ao circuito de Interlagos neste fim de semana após estar ausente do calendário na temporada passada. O circuito paulistano de 4.309 metros recebe os caminhões para a sexta etapa a partir da sexta-feira (29), dia em que acontecem dois treinos livres. O últimio ensaio e a classificação acontecem no sábado (30), e a prova, disvidida em duas baterias, começa às 14h15 de domingo (31) (horário de Brasília). O Portal Terceiro Tempo estará em Interlagos para a cobertura da etapa.

Felipe Giaffone (RM Competições-MAN) ocupa a liderança do certame com 198 pontos, 19 à frente de Diogo Pachenki (Copacol Truck Racing), o segundo colocado. O terceiro é Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), com 164. David Muffato (Muffatão Racing) e André Marques (RM Competições-MAN) estáo um pouco mais distantes, com 128 e 126 pontos, em quarto e quinto lugares, respectivamente. Única mulher na Truck, Débora Rodrigues (RM Competições-MAN) está em sexto lugar, com 119.

RESTRITOR DE POTÊNCIA

Até a etapa de Goiânia, quarta do campeonato, os três primeiros colocados utilizavam o restritor de potência nos motores. A partir de Londrina (quinta etapa), os cinco primeiros na classificação geral passaram a correr com o aparato, um anel que reduz a entrada de ar nos motores e diminui a queima de combustível (diesel). Giaffone, por exemplo, terá seu caminhão com um restritor de 70 milímetros. Estima-se que a perda de potência neste caso seja na ordem de 140 cavalos.

Entre o segundo e o quinto colocados, restritores diferentes e, consequentemente, perdas de potência distintas. André Marques, o quinto, utilizará um restritor de 78 mm, que implica em redução de cerca de 30 cavalos.

CONTRAPONTO

Ao contrário dos líderes, os três caminhões Iveco, ao invés de terem redução na abertura de ar, contam com um aumento de 85 milímetros. Isso se deve ao fato de que os caminhões da marca não estarem conseguindo andar no mesmo ritmo dos demais. Os três pilotos da Iveco são Beto Monteiro, Roberval Andrade e Luiz Lopes.

GIAFFONE ATRÁS DO QUARTO TÍTULO E SALUSTIANO DA TERCEIRA VITÓRIA CONSECUTIVA

Vencedor das duas primeiras etapas da temporada (Santa Cruz do Sul e Curitiba), Felipe Giaffone, de 41 anos, busca seu quarto título na Fórmula Truck, categoria pela qual sagrou-se campeão em 2007, 2009 e 2011.

O tricampeão Felipe Giaffone lidera o campeonato com 198 pontos. Foto: Luciana Flores/Fórmula Truck

Paulo Salustiano venceu as duas etapas anteriores, em Goiânia e Londrina, e acredita que poderá repetir suas boas atuações anteriores em Interlagos.

"Em Goiânia eu liderei quase todos os treinos, fiz a pole position, terminei na frente nas duas fases, mas ainda assim estava com um pé atrás, pois estava sem o restritor de potência já que não ocupara os primeiros lugares devido aos problemas nas outras provas. Venci, mas não estava totalmente seguro. Depois da vitória em Londrina, quando usei o restritor de terceiro colocado (74mm) mostrei que entrei na briga pelo título da temporada. Para a corrida em Interlagos vamos mexer mais ainda para tentar compensar a perda provocada pelo restritor e não sofrer tanto, pois Interlagos tem grandes retas, a subida da Junção e a do Laranjinha, que é uma curva e não se sente tanto assim", projeta Salustiano.

Vencedor das duas últimas etapas (Goiânia e Londrina), está em terceiro no campeonato, com 164 pontos. Foto: Luciana Flores/Fórmula Truck

FÓRMULA TRUCK EM INTERLAGOS NA PROVA DISPUTADA EM 2014

Ná última vez que os caminhões da Fórmula Truck estiveram em Interlagos, em 18 de maio de 2014, Leandro Totti fez a pole com o tempo de 2min01s957. Ele também venceu a prova, à época bateria única. Felipe Giaffone foi o segundo colocado e Wellington Cirino completou o pódio, em terceiro.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS CINCO ETAPAS (SANTA CRUZ DO SUL, CURITIBA, CAMPO GRANDE, GOIÂNIA E LONDRINA). DEZ PRIMEIROS COLOCADOS:

1º    Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), 198 pontos
2º    Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), 179
3º    Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), 164
4º    David Muffato (MAN), 128
5º    André Marques (Volkswagen Constellation), 126
6º    Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation), 119
7º    Alex Fabiano (Volvo), 114
8º    Raijan Mascarello (Mercedes-Benz), 111
9º    Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 85
10º  Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation), 73

PONTUAÇÃO EM CADA ETAPA

Os pontos são divididos em cada uma das duas fases da seguinte forma: além do vencedor, que recebe 25, o segundo colocado fica com 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Isso, além da bonificação de um ponto para o pole position e um para quem fizer a melhor volta em cada fase.

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time