FW40 traz "barbatana de tubarão" de volta. Foto: Williams Racing

FW40 traz "barbatana de tubarão" de volta. Foto: Williams Racing

Antecipando-se às demais equipes, até de maneira surpreendente, a Williams divulgou nesta sexta-feira (17), por meio de sua conta no Twitter, imagens do FW40, carro com o qual disputará a temporada de 2017 da Fórmula 1, que começa em 26 de março na Austrália, no circuito de Melbourne.

Como era ventilado, a chamada "barbatana de tubarão" está de volta. Artifício criado pela Red Bull em 2008 (no RB4), copiado demais equipes, deixou de ser utilizada em 2011, e deverá ser uma tendência em 2017. Diferente da "barbatana" utilizada anteriormente na categoria, esta não chega até a asa traseira, limitando-se a uma parte da tomada de ar.

Se a parte traseira da nova Williams traz novidades, o bico, em contrapartida, é semelhante ao utilizado em 2016. Alguns apêndices aerodinâmcios também podem ser vistos, nas laterais do FW40.

A reintrodução da "barbatana de tubarão" tem justificativa, em razão das novas asas traseiras (mais baixas e largas). Além da parte aerodinâmcia, os carros da F1 para 2017 terão pneus mais largos, tanto os dianteiros quanto os traseiros.

A Williams, que seguirá sendo impulsionada pelo motor Mercedes, era a única equipe que ainda não havia divulgado a data de lançamento de seu novo modelo, que será apresentado oficialmente à imprensa no próximo dia 25, antevéspera do início da primeira bateria de testes da pré-temporada, em Barcelona.

A equipe de Grove contará com Felipe Massa, de 35 anos, pelo quarto ano consecutivo, e o estreante Lance Stroll, canadense de 18 anos, campeão da F3 Europeia em 2016.

FW40, novo carro da Williams, teve mudanças mais significativas na parte traseira. Bico é semelhante ao utilizado em 2016. Foto: Williams Racing

"Barbatana de tubarão" e apêndices aerodinâmicos do FW40. Foto: Williams Racing

RELEMBRANDO...

Modelo de 2008 da Red Bull, o RB4, primeiro a utilizar a "barbatana de tubarão". Foto: Divulgação

LANÇAMENTOS DAS EQUIPES, PELA ORDEM:

Sauber: 20/02

Renault: 21/02

Force India: 22/02

Mercedes: 23/02

Ferrari e McLaren: 24/02

Williams: 25/02

Toro Rosso, Red Bull e Haas: 26/02

TESTES DE PRÉ-TEMPORADA:

De 27 de fevereiro a 2 de março e de 7 a 10 de março, todos em Barcelona.

 

 

 

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E SE INSCREVER NO CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR, WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

 

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time