O tetracampeão não vencia desde o GP do Brasil de 2013

O tetracampeão não vencia desde o GP do Brasil de 2013

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, desbancou a Mercedes e venceu o GP da Malásia neste domingo (29) no circuito de Sepang, chegando ao seu 40º triunfo na Fórmula 1.

O tetracampeão não vencia desde o GP do Brasil de 2013 e a Ferrari saiu de um jejum que durava desde o GP da Espanha, também de 2013, ocasião em que Fernando Alonso ganhou.

O pódio foi completado pelos dois pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton em segundo e Nico Rosberg em terceiro.

Felipe Massa foi superado no final por Valtteri Bottas e terminou em sexto lugar. O outro brasileiro, Felipe Nasr, teve um começo de prova complicado. Ele quebrou parte da asa dianteira de sua Sauber no pneu traseiro direito de Raikkonen, que furou. Ambos foram para os boxes. Nasr terminou em 12º, fora da zona de pontos enquanto o finlandês fez uma excelente prova de recuperação para cruzar a linha de chegada na quarta colocação.

A vitória de Vettel foi construída a partir de uma estratégia diferente, adotada quando o carro de segurança entrou na pista por conta de uma rodada de Marcus Ericsson (Sauber). Enquanto a maioria dos pilotos entrou nos boxes para troca de pneus, Vettel manteve-se na pista. Quando Vettel fez sua parada, Hamilton reassumiu a ponta, mas o alemão voltou disposto a protagonizar a corrida, ultrapassando Rosberg e Hamilton, pouco antes do inglês fazer sua segunda parada.

E foi com o ritmo consistente da Ferrari que o alemão garantiu sua primeira vitória pelo time escarlate. Agora, Vettel está a uma vitória da marca de Ayrton Senna, que venceu 41 vezes na Fórmula 1.

A Red Bull amargou o vexame de ter seus dois carros finalizando a prova com uma volta de atraso em relação ao vencedor, em nono e décimo lugares, com Kvyat e Ricciardo, ambos imediatamente atrás dos dois carros de sua equipe satélite, a Toro Rosso. Aliás, falando em Toro Rosso, Max Verstappen, o mais jovem piloto da história da F1, marcou seus primeiros pontos, terminando em sétimo lugar, uma posição à frente de seu companheiro de equipe, Carlos Sainz Jr.

A reestreia de Fernando Alonso pela McLaren, em sua primeira corrida no ano, após o acidente sofreido na pré-temporada, na Espanha, não durou muito. O espanhol completou apenas 22 voltas pelo traçado malaio de 5.543 metros. O outro carro da McLaren, de Jenson Button, também não completou a prova.

Após duas corridas, Hamilton lidera o Mundial com 43 pontos, três a mais que Vettel, o segundo colocado. Rosberg é o terceiro, com 33.

A próxima etapa acontece no dia 12 de abril, quando acontece o GP da China.

Foto: UOL

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA MALÁSIA, EM SEPANG:

1º   Sebastian Vettel (ALE) Ferrari 1hr 41min05.793s
2º   Lewis Hamilton (ING) Mercedes +8.5s
3º   Nico Rosberg (ALE) Mercedes +12.3s
4º   Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari +53.8s
5º   Valtteri Bottas (FIN) Williams-Mercedes +1min10.4s
6º   Felipe Massa (BRA) Williams-Mercedes +1min13.5s
7º   Max Verstappen (HOL) Toro Rosso-Renault +1min 39.0s
8º   Carlos Sainz Jr. (ESP) Toro Rosso-Renault +1 volta
9º   Daniil Kvyat (RUS) Red Bull-Renault +1 volta
10º Daniel Ricciardo (AUS) Red Bull-Renault +1 volta
11º Romain Grosjean (FRA) Lotus-Mercedes +1 volta
12º Felipe Nasr (BRA) Sauber-Ferrari +1 volta
13º Sergio Pérez (MEX) Force India-Mercedes +1 volta
14º Nico Hulkenberg (GER) Force India-Mercedes +1 volta
15º Roberto Merhi (ESP) Manor-Ferrari +3 voltas

Não completaram a prova

Pastor Maldonado (VEN) Lotus-Mercedes
Jenson Button (ING) McLaren-Honda
Fernando Alonso (ESP) McLaren-Honda
Marcus Ericsson (SUE) Sauber-Ferrari

Hamilton, o pole, manteve a liderança na largada, seguido por Vettel e Rosberg. Foto: UOL

Agora coadjuvantes, carros da Red Bull terminaram com uma volta de atraso em relação ao vencedor, atrás, inclusive, da Toro Rosso, sua equipe satélite. Foto: UOL

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time