Ferrari teve problemas, com Alonso e Massa

Ferrari teve problemas, com Alonso e Massa

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o GP do Bahrein disputado neste domingo (21) no circuito de Sakhir, chegando a seu 28º triunfo na Fórmula 1, superando o escocês Jackie Stewart, tornando-se o sexto maior vencedor na história da categoria, atrás de Schumacher (91), Prost (51), Senna (41), Mansell (31) e Alonso (31).
Na largada, Vettel chegou a ser superado por Alonso mas recuperou-se imediatamente e pariu para o ataque ao pole Rosberg, ganhando a liderança e administrando com tranquilidade, fazendo a estratégia esperada, de paradas para troca de pneus.
O finlandês Kimi Raikkonen, que teve uma classificação discreta com sua Lotus, partindo do sétimo lugar no grid, novamente subiu ao pódio, em segundo lugar. O terceiro a cruzar a linha de chegada foi o francês Romain Grosjean, também da Lotus, que ganhou a posição de Paul di Resta (Force India) a quatro voltas do final.
As três primeiras colocações, por sinal, foram as mesmas da corrida barenita em 2012, que também teve Vettel, Raikkonen e Grosjean.
Paul di Resta, da Force India, foi uma das sensações da prova, terminando na quarta colocação, perdendo a vaga no pódio nas voltas finais. Lewis Hamilton (Mercedes), que teve um começo de corrida discreto, recuperou-se no final e foi o quinto.
Destaque também para o mexicano Sergio Pérez (McLaren), que demonstrou a combatividade de seus tempos de Sauber, travando uma bela disputa com Button e no final com Webber para garantir o sexto lugar.
Fernando Alonso, apontado com um dos favoritos à vitória, teve problemas com sua asa móvel, que não fechava, obrigando-o a paradas extras para que os mecânicos tentassem fazer o reparo, mas o espanhol teve de fazer o restante da corrida sem utilizar esse recurso. Além disso ele também teve um furo no pneu traseiro direito.
Felipe Massa também teve um furo de pneu e acabou fora da zona de pontuação, terminando em 15º.
Após quatro corridas, Vettel permanece na liderança do Mundial com 77 pontos, seguido por Raikkonen (67), Hamilton (50) Alonso (47) e Massa (30).
A próxima etapa será disputada no dia 12 de maio, quando acontece o GP da Espanha, em Barcelona. No ano passado a vitória, surpreendente, foi do venezuelano Pastor Maldonado, com a Williams. Foi o primeiro triunfo de Maldonado e o retorno da equipe de Frank Williams ao topo do pódio, que não acontecia desde 2004, quando o colombiano Juan Pablo Montoya ganhou o GP do Brasil. Clique aqui e veja como foi o GP da Espanha de 2012.

Foto: UOL


Classificação final do GP do Bahrein:

1º    Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull-Renault
2º    Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus-Renault
3º    Romain Grosjean (FRA) - Lotus-Renault
4º    Paul di Resta (ESC) - Force India-Mercedes
5º    Lewis Hamilton (ING) - Mercedes
6º    Sergio Pérez (MEX) - McLaren-Mercedes
7º    Mark Webber (AUS) - Red Bull-Renault
8º    Fernando Alonso (ESP) - Ferrari
9º    Nico Rosberg (ALE) - Mercedes
10º  Jenson Button (ING) - McLaren-Mercedes
11º  Pastor Maldonado (VEN) - Williams-Renault
12º  Nico Hulkenberg (ALE) - Sauber-Ferrari
13º  Adrian Sutil (ALE) - Force India-Mercedes
14º  Valtteri Bottas (FIN) - Williams-Renault
15º  FELIPE MASSA (BRA) - Ferrari
16º  Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso-Ferrari
17º  Charles Pic (FRA) - Caterham-Renault
18º  Esteban Gutierrez (MEX) - Sauber-Ferrari
19º  Jules Bianchi (FRA) - Marussia-Cosworth
20º  Max Chilton (ING) - Marussia-Cosworth
21º  Giedo van der Garde (HOL) - Caterham-Renault

Não completou a prova:

Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso-Ferrari - na 16ª volta
A prova:
Na largada, Rosberg sustentou a ponta mas Vettel foi superado por Alonso, mas em seguida o alemão recuperou a posição e partiu para o ataque e ganhou a liderança.
Massa, o quarto do grid, tocou em Sutil e o piloto da Force India caiu para o fim do pelotão, enquanto o brasileiro teve uma aleta do lado esquerdo da asa dianteira avariada, mas manteve-se em bom ritmo.
Alonso e Sutil também superaram Rosberg, mas o espanhol começou a enfrentar problemas com sua asa traseira, que abria mas não fechava, o que o obrigou a duas paradas para que os mecânicos fizessem o reparo manualmente.
Alonso voltou em 15º enquanto Vettel aumentava a diferença em relação a Paul di Resta.
Dia ruim para a Ferrari. Com um pneu furado, Massa é obrigado a uma parada emergencial nos boxes.
Com estratégias diferentes, mesmo tendo largado com pneus macios, Di Resta e Grosjean permaneceram mais tempo na pista e ganharam posições após as duas baterias de pit-stops.
Com metade da corrida, os dez primeiros: Vettel, Di Resta, Raikkonen,, Webber, Button, Pérez, Rosberg, Grosjean, Hamilton e Alonso.
Disputa intensa pela quinta posição entre os dois carros da McLaren, incluindo toque de rodas entre Pérez e Button, com Pérez finalmente tendo uma atuação combativa, após três corridas na temporada.
Grosjean acabou se aproveitando da situação e superou Pérez, ganhando a sexta colocação do mexicano.
Na frente, Raikkonen ganhou o segundo lugar de Paul di Resta e Grosjean superou Button, deixando a disputa novamente em aberto entre os carros da McLaren.
Boxes para Raikkonen na volta 35, sua segunda parada, mesma volta em que Button parou para sua troca. O finlandês retornoju em sétimo e o inglês em 12º.
Pérez, pelo rádio, queixou-se de perda de potência em sua McLaren e foi superado por Hamilton, que fazia uma corrida discreta, mas ganhando nesse instante o quinto lugar.
Di Resta finalmente foi para a sua segunda troca de pneus, voltando em oitavo. Nova troca para Alonso, que teve o pneu traseiro direito furado. Ele acabou tendo sorte pois não estava tão longe da entrada dos boxes.
Com folga na liderança, Vettel entrou nos boxes para sua terceira e última troca de pneus na volta 43, restando14 para o final, enquanto Grosjean se aproximava de Pau di Resta para ganhar a terceira colocação.
Pérez e Alonso começaram uma frenética disputa pela sétima colocação, com o mexicano conseguindo superar o espanhol a duas voltas do final.
Classificação do Mundial de Pilotos:
1º    Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - 77
2º    Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 67 pontos
3º    Lewis Hamilton (ING/Mercedes) -50
4º    Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 47
5º    Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - 32
6º    Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 30
7º    Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) -26
8º    Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 20
9º    Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 14
10º Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 13
11º  Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) - 10
12º  Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 6
13º  Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) - 6
14º  Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 5
15º  Jean Éric-Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) - 1

Construtores:

1º  Red Bull-Renault - 109
2º  Lotus-Renault - 93
3º  Ferrari - 77 pontos
4º  Mercedes - 64
5º  Force India-Mercedes - 26
6º  McLaren-Mercedes - 23
7º  Toro Rosso-Ferrari - 7
8º  Sauber-Ferrari 5



Clique abaixo, no logo Bella Macchina, e veja mais informações de automobilismo

Imagem: Silvio Luiz (@CowboySL)
Twitter

@marcosjuniormic

Facebook
Marcos Júnior Micheletti
E-mail:
marcos@terceirotempo.com.br

Últimas do seu time