Holandês foi o melhor nas duas sessões no circuito azeri

Holandês foi o melhor nas duas sessões no circuito azeri

O holandês Max Verstappen, com a Red Bull, foi o destaque desta sexta-feira (23) em Baku, no primeiro dia de treinos livres para o GP do Azerbaijão, marcado para o domingo, a partir das 10h (de Brasília).

Verstappen já havia comandado TL1 pela manhã e voltou a ser o mais rápido no período vespertino (1mi43s362), surpreendendo aqueles que apostavam nos carros da Mercedes e da Ferrari para liderarem o pelotão no traçado azeri.

E, no final da sessão, restando menos de um minuto, tentando melhorar sua já ótima marca, acabou perdendo o controle de sua Red Bull e bateu em uma proteção lateral, danificando considerevalemente a lateral esquerda de seu carro, mas saindo ileso.

Com o treino encerrado, Verstappen acabou mesmo na liderança, seguido pela Mercedes de Valtteri Bottas, o segundo colocado, defasado em 0s100.

ACIDENTE DE MAX VERSTAPPEN, NO FINAL DO TL2

Daniel Ricciardo (Red Bull) foi o terceiro, seguido pelos dois carros da Ferrari, de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, quarto e quinto colocados, respectivamente. Excelente jornada de Lance Stroll com a Williams, pela primeira vez andando à frente de Felipe Massa, em sexto lugar. Felipe Massa, que fora o oitavo no período matutino, acabou em 11º pela tarde.

Lewis Hamilton (Mercedes) foi apenas o décimo colocado.

MALFADADA CURVA 8...

A estreita curva 8 do circuito de Baku fez suas vítimas na sexta-feira. Pela manhã, prejuízo para a Force India, com a batida de Sergio Pérez. No período da tarde foi a vez de Jolyon Palmer estampar sua Renault no mesmo local. Palmer, aliás, está na "corda bamba". Seu fraco desempenho talvez leve a equipe francesa a trocá-lo antes do término da temporada.

Lance Stroll teve o melhor desempenho desde sua estreia na Fórmula 1. Canadense terminou em sexto, com a Williams. Foto: Williams Racing

ALONSO E O CALVÁRIO NA MCLAREN...

Depois de um apagado 17º lugar na primeira sessão, Fernando Alonso sequer conseguiu cumprir todo o TL2, com mais um problema no motor Honda de sua McLaren. A fumaça branca na parte traseira do carro laranja #14 evidenciou a falha, e o espanhol deixou o cockpit mostrando irritação, jogando a proteção lateral que envolve o habitáculo com força, para a frente do carro. De qualquer forma, com 1mi45s515, fechou a sessão em 12º.

Beleza que não se põe à mesa... A bela McLaren laranja de Alonso mais uma vez enfrentando problemas com o combalido motor Honda. Foto: McLarenF1

NO PRIMEIRO TREINO DO DIA...

A Red Bull foi o destaque do TL1, com Verstappen em primeiro (1min44s410) com ótima margem para seu companheiro de equipe, Ricciardo, que ficou a 0s470. Vettel foi o terceiro, Pérez o quarto e em seguida apareceram os dois carros da Mercedes, com Hamilton e Bottas.

BATIDA DE PÉREZ

A curva 8 foi a "pedra no sapato" de Sergio Pérez na sessão inaugural em Baku. O mexicano bateu forte na proteção da estreita curva e danificou as suspensões dianteira e traseira do lado direito de sua Force India. Ainda assim, ficou com o quarto melhor tempo, registrado poucos minutos antes, em 1min45s398. No TL2, com seu carro reparado, ficou com o sétimo tempo. ABAIXO, VÍDEO DO ACIDENTE.

 

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIOS DE BRASÍLIA):

Sábado, 24

Treino livre 3 - 07h às 08h
Classificação - 10h às 11h

Domingo, 25

GP do Azerbaijão - largada às 10h
51 voltas pelos 6.003 metros, totalizando 306, 049 Km.

NO ANO PASSADO...

Em 2016, o hoje aposentado Nico Rosberg fez a pole, em 1min42s758. Ele também venceu a prova a bordo da Mercedes, seguido pela Ferrari de Sebastian Vettel e a Force India de Sergio Pérez.

 






 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time