Australiano se queixou de falta de potência mas superou a dificuldade. Foto: Red Bull Racing

Australiano se queixou de falta de potência mas superou a dificuldade. Foto: Red Bull Racing

Foi um fim de semana perfeito para o australiano Daniel Riccardo em Mônaco, na sexta etapa do Mundial de Fórmula 1.

Depois de liderar todos os treinos livres e largar na pole, o piloto de 28 anos escreveu seu nome na história ao vencer neste domingo (27) o GP mais famoso do calendário da categoria, feito que ele poderia ter conquistado em 2016, não fosse um troca de pneus absolutamente desastrosa por parte da Red Bull.

Foi sua sétima vitória desde que estreou na F1 (em 2011), segunda na temporada (ele venceu o GP da China). Para a Red Bull, motivo de satisfação também, pois foi o 250º GP do time austríaco.

Com uma largada tranquila, sem permitir qualquer assédio de Sebastian Vettel pelo primeiro posto, enquanto Hamilton e Raikkonen vinham na sequência.

Na volta 29 começou um drama para Ricciardo, que pelo rádio se queixava com seus engenheiro sobre falta de potência no motor Renault. Embora alguns comandos fossem indicados para que ele fizesse, nas múltiplas funções existentes no volante, o problema não foi resolvido.

Então, na habilidade, Ricciardo conseguiu manter-se à frente de Vettel. E, também, claro, pela dificuldade em alguma manobra de ultrapassagem pelos 3.337 metros do traçado monegasco.

Na fase final da corrida foi a vez de Vettel enfrentar algumas dificuldades e, com isso, Ricciardo abriu uma vantagem mais confortável, para fechar a prova com pouco mais de sete segundos para o alemão da Ferrari.

Ricciardo conseguiu a vitória, seguido por Vettel e Hamilton, que segue na liderança do campeonato, mas com sua vantagem em relação a Vettel tendo diminuído de 17 para 14 pontos (110 a 96).Ricciardo é o terceiro colocado, com 72. Cada um deles soma duas vitórias na temporada. Bottas está em quarto, com 68. Enttre os construtores, a Mercedes segue na liderança com 178 pontos. A Ferrari, vice-líder, chegou a 156. A Red Bull, terceira colocada, está com 107 pontos.

Depois do trio que subiu ao pódio, Raikkonen terminou em quarto, Bottas foi o quinto, e Ocon fechou o top-6, com a Force India.

Pierre Gasly voltou a pontuar com a Toro Rosso, em sétimo, enquanto Max Verstappen foi o nono, após ter largado na última colocação.

Largada sem problemas no Principado. Ricciardo manteve-se à frente e dominou a corrida. Foto: Red Bull Racing

ABANDONOS

Uma falha de câmbio impediu Fernando Alonso, então o sétimo colocado da prova, receber a bandeira quadriculada.

Um único acidente, já na parte final da corrida, quando Charles Leclerc (Sauber) retardou a freada, colocando os pneus direitos na zebra na chicane após o túnel, batendo na traseira da Toro Rosso de Brendon Hartley. A asa traseira do carro de Hartley ficou perigosamente balançando mas o piloto conseguiu chegar aos boxes e abandonou.

Único acidente na prova, quando Leclerc (Sauber) acertou a traseira da Toro Rosso de Hartley na freada para a chicane após o túnel. Reprodução

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DE MÔNACO DE F1

PRÓXIMA ETAPA

Em 10 de junho acontece a sétima etapa do campeonato, o GP do Canadá, em Montreal. No ano passado, amplo domínio de Lewis Hamilton, que largou na pole (1min11s459), fez a melhor volta da corrida e venceu, comandando a dobradinha da Mercedes, com Bottas em segundo. Ricciardo completou o pódio, em terceiro.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time