publicidade
Inglês igualou triunfos de Jim Clark e Alain Prost na prova britânica

Inglês igualou triunfos de Jim Clark e Alain Prost na prova britânica

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, confirmou o favoritismo a partir da pole em Silverstone neste domingo (16) para vencer o GP da Grã-Bretanha pela quinta vez, igualando-se a Jim Clark e Alain Prost e superando Nigel Mansell em uma. No campeonato, foi seu quarto triunfo, e 57ª desde que estreou na Fórmula 1, em 2007.

No pódio, ao lado do vencedor Hamilton, Bottas foi o segundo e Raikkonen o terceiro. A última volta foi dramática, com problemas de pneus com os dois carros da Ferrari. Raikkonen de imediato levou seu carro aos boxes para a troca, mas Vettel estava mais distante de sua garagem e isso lhe custou caro. Ainda assim, com esforço, conseguiu efetuar a troca para garantir alguns pontos, e conseguiu, em sétimo, o que ainda o mantém na liderança do campeonato, mas com apenas um ponto de vantagem sobre Hamilton (177 a 176). Bottas, o segundo colocado na prova, agora soma 154 pontos, em terceiro lugar no Mundial.

Dobradinha da Mercedes no pódio, com Hamilton e Bottas. Raikkonen foi o terceiro. Foto: Scuderia Ferrari

LARGADA TRANQUILA DE HAMILTON E ENROSCO NO PELOTÃO INTERMEDIÁRIO

A prova, que marcou exatamente a metade da temporada, décima etapa, começou sem surpresas na primeira fila, com Hamilton mantendo a liderança seguido por Raikkonen. Enquanto isso, no pelotão intermediário, toque entre os dois carros da Toro Rosso e prejuízo para Carlos Sainz Jr., que abandonou. 

DISPUTA INTENSA ENTRE VERSTAPPEN E VETTEL

Verstappen, por sua vez, ganhou a terceira colocação de Vettel, aliás, um duelo que teve momentos intensos quando o alemão da Ferrari tentou tomar a posição do holandês da Red Bull, sem conseguir.

Apenas na parada para troca de pneus é que as posições se inverteram. Com um trabalho mais eficiente, o time italiano garantiu que Vettel subisse para a terceira colocação.

Hamilton, o vencedor, não sofreu ameaças na liderança, enquanto o segundo lugar ficou em aberto, com Raikkonen e Vettel, uma ordem pouco agradável à Ferrari, por conta da disputa do campeonato.

GRANDE CORRIDA DE BOTTAS

Porém, quem entrou na disputa pelo pódio foi Valtteri Bottas, que largou em nono (punido em cinco posições no grid por troca de câmbio) e após a troca de pneus teve ritmo forte para ganhar na pista a terceira posição de Vettel, após uma disputa roda a roda e ainda superar Raikkonen no final, quando o ferrarista enfrentou problema de pneu.

 Bottas largou em nono e formou a dobradinha da Mercedes, em segundo. Foto: Mercedes-AMG/F1

 

MASSA

O brasileiro da Williams conseguiu um ponto, terminando em décimo, após largar em 14º, em mais um final de semana complicado para o time de Grove. 

RENAULT

A Renault, que há exatos 40 anos estreava na Fórmula 1, coincidentemente no GP da Grã-Bretanha, com um único carro (o do francês Jean Pierre Jabouille), teve pelo menos um bom motivo de comemoração, pois Nico Hulkenberg concluiu a prova de Silverstone na sexta colocação. Jolyon Palmer, por sua vez, sequer largou. Seu carro apresentou problema na volta de aquecimento de pneus ele não alinhou para a prova.

Antes da prova, Nico Hulkenberg cortou o bolo pelos 40 anos da Renault na F1. Na corrida ele terminou em sexto lugar. Foto: Renault Sport F1

 

 

Hamilton parando para troca de pneus na volta 26. Líder da prova, ele voltou na primeira colocação. Foto: Mercedes-AMG/F1

Ricciardo, que teve problema na classificação e largou em penúltimo, fez uma grande corrida para terminar em quinto. Foto: Red Bull Racing

 

PRÓXIMO GP

Em duas semanas acontece a próxima etapa do Mundial de F1, o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring, dia 30 de julho. No ano passado, amplo domínio da Mercedes. Rosberg fez a pole (1min19s965), Hamilton foi o vencedor, seguido por Rosberg e Daniel Ricciardo. Depois da prova húngara a F1 faz um intervalo de quase um mês, retomando suas atividades em 27 de agosto, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - APÓS DEZ ETAPAS (TOP-10)

 




 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Compartilhe:
Imagem Nuvem de Notificações

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2017

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Cor
    71
  • 2 Grê
    61
  • 3 Pal
    60
  • 4 San
    59
  • 5 Cru
    56
  • Veja tabela completa