Inglês, que assistiu Bottas pela manhã na Mercedes, começou a pré-temporada na frente

Inglês, que assistiu Bottas pela manhã na Mercedes, começou a pré-temporada na frente

Depois da Ferrari liderar o treino da manhã em Barcelona, na abertura de testes da pré-temporada da F1, com Sebastian Vettel, foi a vez do tricampeão Lewis Hamilton ditar as regras na parte da tarde, com um tempo melhor do que o da pole do ano passado no traçado catalão.

A Mercedes, que colocara Valtteri Bottas para debutar com o W08, contou com o tricampeão Lewis Hamilton no período da tarde, período em que estabeleceu a excelente marca de 1min21s765. A pole em 2016, justamente de Hamilton, foi de 1min22s000.

A segunda colocação ficou com Sebastian Vettel (Ferrari), com 1min21s878, defasado em apenas 0s113 em relação a Hamilton. Felipe Massa, com a Williams, também andou em excelente ritmo para ficar em terceiro, marcando 1min22s076.

Bom trabalho da Haas. O carro do time norte-americano, conduzido por Kevin Magnussen, registrou o quarto melhor tempo do dia, depois de um pequeno susto na jornada matutina, quando Magnussen teve um problema de freios (os traseiros travaram) e ele raspou em um muro após a Curva 10, provocando interrupção do treino.

Dos três primeiros, Hamilton, Vettel e Massa, apenas Vettel utilizou pneus macios em sua melhor volta. O inglês e o brasileiro conseguiram suas marcas mais expressivas com os macios, algo, que mostra a franca evolução da Ferrari, carro que mais voltas completou, todas com Vettel, totalizando 128. A Mercedes foi a segunda que mais andou, 123 voltas, 73 de Hamilton e 50 de Bottas.

NA MERCEDES...

Bottas, que treinou pela manhã, utilizou o carro sem a chamada "barbatana", mas à tarde a Mercedes introduziu o artifício em seu novo carro. Estreando um capacete remodelado, com pintura alusiva a Ayrton Senna, o Hamilton logo imprimiu um bom ritmo, cravando 1min23s398, pouco mais de dois décimos acima da marca do companheiro de equipe. Mas, em seguida, o inglês foi imprimindo um ritmo cada vez melhor. A equipe, em uma das paradas de Hamilton nos boxes, voltou a testar o carro sem a "barbatana", tornando clara a dúvida sobre a eficiência ou não do aparato.

DUELO ENTRE VETTEL E MASSA

Massa demonstrara apetite quando superou a marca de Vettel, o mais rápido da manhã, fazendo 1min22s727. Depois, foi ainda mais rápido pelos  4.627 metros do traçado catalão, com 1min22s536. Mas, saliente-se, que enquanto o brasileiro teve sua Williams calçada com os compostos macios da Pirelli, o alemão, na Ferrari, utilizou os médios.

Vettel voltou a ficar à frente do brasileiro, com 1min22s370, mas não demorou para Massa recuperar o segundo posto, com 1min22s076. O duelo parecia não ter fim, e restando poucos minutos para o final da sessão, Sebastian entrou na casa de 1min21 e subiu para o segundo lugar, com 1min21s,878, apenas 0s113 atrás de Hamilton

TEMPO PERDIDO

Com escassos testes, oito dias apenas antes da abertura do campeonato, perder tempo com problemas mecânicos é prejuízo certo para as equipes no desenvolvimento dos novos carros. Foi o que aconteceu com a Red Bull, que andou apenas por quatro voltas pela manhã e Ricciardo demorou para voltar à pista no período vespertino, mas conseguiu progredir com o RB13 para terminar o dia em quinto, com 1min22s926, percorrendo 50 voltas.

A McLaren, que sofreu com um vazamento de óleo no motor Honda pela manhã, também não conseguiu cumprir o planejado. Alonso saiu dos boxes à tarde após o time de Woking trabalhar incessantemente, porém, o espanhol sequer completou um giro, retornando à garagem com o motor desligado. Depois, voltou ao traçado para perfazer mais giros, o melhor deles (29 no total) em 1min24s852, penúltimo entre os que foram à pista, somente melhor que a Sauber de Marcus Ericsson.

RETOMADA DOS TRABALHOS EM BARCELONA

As dez equipes seguem trabalhando de amanhã até quinta-feira, quando encerram esta primeira fase de testes da pré-temporada, retomando as atividades no dia 7, também em Barcelona, até o dia 10. A abertura do campeonato acontece em 26 de março, em Melbourne, na Austrália.

Franca evolução da Ferrari com Vettel em segundo, utilizando-se de pneus médios, a apenas 0s113 de Hamilton, que fez sua volta mais rápida com os macios da Pirelli. Foto: Scuderia Ferrari

 

Alonso e a nova McLaren-Honda: mais tempo nos boxes do que na pista. Foto: McLaren F

Trabalho intenso de Massa com o FW40, novo carro da Williams. Brasileiro completou 103 voltas e ficou em terceiro. Foto: Williams Racing 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E SE INSCREVER NO CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR, WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

 

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time