Inglês largou na pole e foi perfeito em Paul Ricard. Foto: Mercedes-AMGF1

Inglês largou na pole e foi perfeito em Paul Ricard. Foto: Mercedes-AMGF1

Depois de conquistar sua 75ª pole na Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (24) seu 65º GP desde que estreou na categoria, em 2007, dominando de ponta a ponta o GP da França, em Paul Ricard.

Após um começo de prova tumultuado, com um toque de Vettel em Bottas (que resultou em punição de 5 segundos para o alemão da Ferrari) e uma batida que tirou da competição os fraceses Esteban Ocon (Force India) e Pierre Gasly (Toro Rosso), Hamilton cumpriu aquilo que estava previsto e não sofreu ameaças pela liderança.

A Red Bull demonstrou melhor performance que a Ferrari em quase toda a corrida, e Max Verstappen terminou em segundo. O último lugar no pódio foi definido a cinco voltas do final, quando Kimi Raikkonen superou Daniel Ricciardo. Aliás, bela prova do finlandês, que parece ter despertado após os fortes rumores de que o monegasco Charles Leclerc poder vir a ocupar sua vaga na próxima temporada pela equipe italiana.

Ricciardo foi o quarto e Sebastian Vettel (Ferrari) terminou em quinto. Carlos Sainz Jr., com a Renault, fez uma bela prova após largar em sétimo e terminaria em sexto com a Renault mas sofreu com perda de potência a três voltas do fim, e quem fechou o top-6 no retorno da França ao calendário da F1, após ausência de dez anos, foi Kevin Magnussen, com a Haas.

Charles Leclerc, que surpreendeu na classificação largando em oitavo com a Sauber-Alfa Romeo, marcou mais um ponto, em décimo.

A prova terminou em bandeira amarela no setor 2, pois foi necessária a entrada do safety-car após Lance Stroll deixar muitos detritos na pista por conta de um estouro de pneu.

Com a vitória, Hamilton reassume a liderança do campeonato, com 145 pontos. Vettel, que tinha um ponto de vantagem sobre o inglês, agora é o segundo, com 131 pontos.

PRÓXIMO GP

Em uma semana, no dia 1º de julho, acontece a nona etapa do campeonato, o GP da Áustria, em Spielberg. No ano passado, Bottas fez a pole (1min04s251) e venceu a prova, seguido por Vettel e Ricciardo.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA FRANÇA - PAUL RICARD - LE CASTELLET

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

 

Últimas do seu time