Inglês liderou todos os treinos livres e foi soberano na classificação. Foto: Mercedes/AMG/F1

Inglês liderou todos os treinos livres e foi soberano na classificação. Foto: Mercedes/AMG/F1

O inglês Lewis Hamilton confirmou o favoritismo e parte da pole no GP dos Estados Unidos, 17ª etapa do Mundial de Fórmula 1, em Austin, corrida programada para começar às 17h deste domingo (22), pelo horário de Brasília.

Foi sua 72ª pole desde que estreou na F1, em 2007, ano em que formou a explosiva dupla com o espanhol Fernando Alonso, disputa tão acirrada que acabou beneficiando o finlandês Kimi Raikkonen, que ficou com o título.

Com 59 pontos de vantagem para Sebastian Vettel, Hamilton (Mercedes) pode conquistar o título no Circuito das Américas, caso consiga a vitória e o alemão termine em sexto, por exemplo. 

Porém, quem estará ao seu lado na primeira fila, será justamente Vettel, que foi ao limite com a Ferrari, ficando defasado em 0s239 em relação ao pole. Hamilton cravou sua melhor volta em 1min33s108, contra 1min33s347 de Vettel pelos 5.513 metros do traçado da capital do Texas.

A segunda fila terá a Mercedes de Bottas e a Red Bull de Ricciardo, este que acabou superando Verstappen no momento mais importante dos ensaios e da classificação, pois havia ficado atrás do holandês durante todo o fim de semana. Verstappen fez o sexto tempo mas paga punição e parte em 18º.

Kimi Raikkonen, que deu a impressão de que poderia ser ele e não Vettel a colocar a Ferrari na primeira fila, precisou se contentar com o quinto posto. Ele terá, na terceira fila, a companhia do francês Esteban Ocon, que mais uma vez fez um belíssimo trabalho com a Force India.

Ótima performance também do espanhol Carlos Sainz Jr., em sua estreia pela Renault. Ele 1min34s852 e parte em sétimo (beneficiado pela punição a Verstappen), uma posição à frente do compatriota Fernando Alonso (McLaren). 

Felipe Massa, que foi bem em todas as sessões livres, uma vez em oitavo e duas em sexto, passou ao Q2 mas não avançou à fase final da classificação, com o 11º tempo. Ainda assim, com a punição imposta a Verstappen, parte da quinta fila, em 10º. 

Planilha oficial de tempos. Porém, Max Verstappen (punido em 15 posições), larga em 18º e Stoffel Vandoorne, penalizado em cinco posições, larga em 16º. Outras punições: Nico Hulkenberg e Brendon Hartley, que dividirão a última fila

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time