Equipe mira subir uma posição entre os construtores

Equipe mira subir uma posição entre os construtores

Após sua melhor temporada na Fórmula 1, quarta colocada no Mundial de 2016, a Force India apresentou nesta quarta-feira (22), em Silvestone, na Inglaterra, o VJM10, modelo que estará no circuito de Barcelona no próximo dia 27, primeiro dia de testes da pré-temporada. A meta, segundo os dirigentes, é subir uma posição entre os construtores.

DEGRAU

Após Williams, Sauber e Renault trazerem seus carros à luz, foi a vez do time de Vijay Mallya, repetindo a solução apresentada pelas anteriores, a propalada "barbatana de tubarão", solução aerodinâmica adotada pela primeira vez na F1 em 2008, pela Red Bull, aliás, mesmo ano de estreia da Force India na categoria.

Mas a principal característica visual é um degrau a partir da suspesão dianteira, característica comum nos carros de 2012, mas este é menos pronunciado, descendo com suavidade até o bico, em formato de "mamilo", mesma característica dos demais carros apresentados até agora. Falando em degrau, são vários na asa dianteira, formando um conjunto bastante rebuscado.

Em termos de padronagem de cores, nada do preto que delineava o cockpit até a traseira. O prata prevalece em toda a carenagem, com detalhes em laranja nas laterais e contornos da dianteira.

 

Degrau a partir da suspensão dianteira foi a principal novidade apresentada pela Force India no VJM10. Imagem: Reprodução

 

DOIS LADOS...

A equipe, que tecnicamente vai muito bem nas pistas, vive momentos turbulentos fora delas. Seu proprietário, o indiano Vijay Mallya, deve cerca de R$ 4,8 bilhões e o governo indiano já formalizou, por duas vezes, pedido de extradição do empresário. Mallya, aliás, por conta disso não pôde comparecer pessoalmente a nenhum GP da temporada de 2016, justamente no melhor ano de seu time na F1, desde que estreou, em 2008.

DUPLA

Após a saída de Nico Hulkenberg para a Renault, a Force India anunciou a contratação do francês Esteban Ocon, que havia sido piloto de testes da própria Force India em 2015 e da Renault em 2016. Aos 20 anos, será sua estreia como titular, formando dupla com o mexicano Sergio Pérez, de 27 anos.

Será a décima temporada da Force India na F1, nona impulsionada pelos motores da Mercedes. Apenas em seu ano  de estreia, em 2008, único em que não pontuou, o time contou com os propulsores da Ferrari, na ocasião os V8 aspirados. O alemão Adrian Sutil e o italiano Giancralo Fisichella foram os pilotos titulares da Force India em sua primeira temporada na F1. O italiano Vitantonio Liuzzi foi o piloto reserva da equipe.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DAS EQUIPES, PELA ORDEM:

Mercedes: 23/02

Ferrari e McLaren: 24/02

Williams: 25/02

Toro Rosso, Red Bull e Haas: 26/02

TESTES DE PRÉ-TEMPORADA:

De 27 de fevereiro a 2 de março e de 7 a 10 de março, todos em Barcelona.


 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E SE INSCREVER NO CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR, WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

 

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time