Equipe italiana busca quebrar jejum de títulos com a SF15-T que contará com Vettel e Raikkonen

Equipe italiana busca quebrar jejum de títulos com a SF15-T que contará com Vettel e Raikkonen

A Ferrari apresentou por meio de seu site nesta sexta-feira, 30, o carro com o qual tentará quebrar o jejum de títulos que dura desde 2007 (de pilotos, com Kimi Raikkonen) e 2008 (de construtores, com a dupla Kimi Raikkonen/Felipe Massa).

A SF15-T, sigla para Scuderia Ferrari, ano de 2015 e turbo, traz como principal novidade aerodinâmica e estética a substituição do bico "aspirador" por um mais convencional, longo e baixo. O motor V6 de 1.6 litro, um dos pontos fracos do carro de 2014, passou por modificações para tentar se aproximar dos rivais, sobretudo a Mercedes, que reinou absoluta com Hamilton e Rosberg.

A principal novidade no time de Maranello, entretanto, estará dentro do cockpit do  carro #5 escarlate, o alemão Sebastian Vettel, que deixou a Red Bull para ocupar o lugar do espanhol Fernando Alonso, agora na McLaren-Honda. Falando em Alonso, a saída do espanhol não reduziu o espaço ocupado por um de seus patrocinadores, o Santander, presente nas laterais e asas dianteira e traseira.

O finlandês Kimi Raikkonen, que no ano passado foi batido com ampla facilidade por Alonso (55 contra 161 pontos), permanece na equipe (#7)pela qual conquistou o Mundial de pilotos de 2007, exatamente o último da Ferrari.

O italiano Maurizio Arrivabene é o chefe de equipe. Ele substituiu o compatriota Marco Mattiacci em dezembro do ano passado. O inglês James Allison é o diretor técnico, que assina seu primeiro projeto na Ferrari.

A escuderia italiana terá quatro pilotos de testes, que por conta das restrições impostas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) estarão mais presentes nos simuladores do que gastando borracha na pista. São eles: Jean-Eric Vergne, Marc Gené, Esteban Gutiérrez e Davide Rigon.

Dois pilotos brasileiros já foram titulares na Ferrari; Rubens Barrichello (2000 a 2005) e Felipe Massa (2006 a 2013). Outros dois brasileiros atuaram como pilotos de testes: Luciano Burti (2002 e 2004) e Roberto Pupo Moreno (1988 e 1989). Moreno, aliás, foi o responsável pelo desenvolvimento do câmbio eletrônico no volante (borboleta) em 1988, estreado pela equipe no ano seguinte e já vencendo em sua corrida de estreia, o GP do Brasil, com Nigel Mansell, em Jacarepaguá. Felipe Massa, antes de ser titular na Ferrari, foi piloto de teste da Ferrari em 2003.

O novo carro da Ferrari estará presente entre os dias 1 e 4 de fevereiro para os testes da pré-temporada da F1 em Jerez de la Frontera, na Espanha, antes da abertura do campeonato, que acontece em 15 de março na Austrália, no circuito de rua de Melbourne.

Foto: Ferrari/Divulgação

A SF15-T com visual mais agressivo graças ao novo bico. Foto: Ferrari/Divulgação

Outros carros da Ferrari:

Kimi Raikkonen foi campeão com a Ferrari em 2007. Na foto, o finlandês está no misto de Indianápolis. Foto: Divulgação

Rubens Barrichello comemorando sua primeira vitória na F1, em 2000, no GP da Alemanha, em Hockenheim. Foto: Divulgação

Felipe Massa em 2013, seu último ano na Ferrari. Foto: UOL

Michael Schumacher, maior nome da Ferrari em todos os tempos, em 2004, no GP da Austrália, em Melbourne. Pela equipe italiana o alemão venceu cinco de seus sete títulos mundiais. Foto: UOL

 

O austríaco Niki Lauda venceu dois títulos pela Ferrari, em 1975 e 1977. Na foto acima, o modelo 312 T2, de 1977. Foto: Divulgação

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

ean-Eric Vergne
James Allison

 

Últimas do seu time