A equipe italiana tenta quebrar o jejum de vitórias no Principado, que dura 16 anos

A equipe italiana tenta quebrar o jejum de vitórias no Principado, que dura 16 anos

O finlandês Kimi Raikkonen venceu a disputa interna na Ferrari para liderar a dobradinha da equipe italiana no grid do GP de Mônaco de Fórmula 1, sexta etapa do campeonato.

No treino classificatório, realizado neste sábado (27), Raikkonen fez sua melhor passagem na parte final da sessão em 1min12s178, 0s043 melhor que Sebastian Vettel, segundo colocado,  e quebra um jejum na posição de honra do grid que durava desde 2008, no GP da França, em Magny-Cours. Na ocasião ele também competia pela Ferrari e terminou a prova em segundo. A vitória foi de Felipe Massa, seu companheiro de equipe. Esta é a 17ª pole de Raikkonen na F1 e ele busca sua 21ª vitória na categoria.

Para surpresa geral, Lewis Hamilton (Mercedes) sequer passou ao Q3. O inglês queixou-se de desequilíbrio em seu carro e registrou o 14º tempo.  Portanto, não foi desta vez que Hamilton conseguiu igualar o recorde de poles de Ayrton Senna na F1 (65).

Melhor que ele, seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, abre a segunda fila, em terceiro, defasado em apenas 0s045 em realação ao pole. Ao seu lado, larga Max Verstappen (Red Bull).

Na terceira fila, a Red Bull de Daniel Ricciardo e a Toro Rosso de Carlos Sainz Jr., quinto e sexto colocados, respectivamente.

Os dois pilotos que partem da primeira fila já venceram em Monte Carlo: Raikkonen em 2005 (com McLaren) e Vettel em 2011 (com Red Bull). Largando em segundo, Vettel tem enorme possibilidade de manter-se à frente de Hamilton na tabela do campeonato, que lidera com 104 pontos, seis à frente do inglês.

Pouco vibrante, como de hábito, Raikkonen comemorou com um sinal de positivo sua 17ª pole na F1. Foto: Scuderia Ferrari

 

BUTTON  FOI MUITO BEM MAS VAI PAGAR PENALIZAÇÃO...

Em sua volta à F1, apenas para esta prova, em razão da licença de Fernando Alonso para disputar as 500 Milhas de Indianápolis, o inglês Jenson Button, campeão da categoria em 2009, já "saboreou" a má fase da McLaren, pois o time de Woking precisou trocar o motor Honda e, com isso, ele perde 15 posições no grid. Uma pena, pois além de conseguir avançar ao Q3, classificou o carro laranja na nona posição. Aliás, a McLaren até partiria em nono com Stoffel Vandoorne, que ficou em décimo e herdaria o nono lugar do companheiro de equipe, porém, Vandoorne também tem punição a pagar (três posições), por conta do incidente com Felipe Massa na prova passada, na Espanha.

Jenson Button teve excelente performance com a McLaren-Honda para conquistar o nono tempo. Como a equipe trocou o motor do seu carro, perderá 15 posições no grid. Foto: McLarenF1

MASSA NÃO FOI AO Q3

A Williams jamais demonstrou ter um carro em condições de disputar os dez primeiros lugares nas três sessões livres deste final de semana em Mônaco. E, na classificação, não foi diferente. Felipe Massa conseguiu apenas o 15º posto e Lance Stroll, seu companheiro de equipe, o 18º. Ambos ainda serão beneficiados pela punição imposta a Button, e ganham uma posição no grid monegasco.

RETROSPECTO

A pole do GP de Mônaco de 2016 foi de Daniel Ricciardo (Red Bull), com 1min13s622. Ele era o candidato à vitória, liderava a prova, quando parou para troca de pneus e sua equipe não estava pronta com os compostos para pista seca, o que fez Lewis Hamilton (Mercedes) assumir a ponta e vencer. Ricciardo terminou em segundo e Sergio Pérez (Force India) completou o pódio.

Nas últimas quatro edições da prova, domínio da Mercedes. Além da vitória de Hamilton em 2016, Nico Rosberg ganhou nos três anos anteriores, em 2015, 2014 e 2013.

A Ferrari luta para quebrar um jejum de 16 anos no Principado. A última vitória da equipe italiana foi em 2001, com Michael Schumacher.

RECORDE EM MONTE CARLO

Ayrton Senna, com seis vitórias, é o recordista do GP de Mônaco de F1. O brasileiro venceu em 1987 pela Lotus e consecutivamente pela McLaren entre 1989 e 1993.

Foto: Scuderia Ferrari

 ABAIXO, DA CÂMERA ON BOARD,  A VOLTA DE KIMI RAIKKONEN QUE LHE RENDEU A POLE PARA O GP DE MÔNACO

 


 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time