Inglês dominou a prova no circuito urbano de Marina Bay. Foto: Mercedes-AMG F1

Inglês dominou a prova no circuito urbano de Marina Bay. Foto: Mercedes-AMG F1

Foi um GP de Singapura absolutamente perfeito para Lewis Hamilton (Mercedes) na noite deste domingo (16), no circuito urbano de Marina Bay. Ele largou na pole, venceu e ampliou a liderança no campeonato para o alemão Sebastian Vettel, de 30 para 40 pontos.

No pódio, Hamilton, Verstappen e Vettel. Aliás, a ordem dos três primeiros colocados no grid, mantida na prova, também foi a mesma daqueles que vieram na sequência: Bottas, Raikkonen e Ricciardo. Fernando Alonso terminou em sétimo, com a McLaren. Depois, fechando a lista dos dez primeiros: Carlos Sainz Jr. (Renault), Charles Leclerc (Sauber) e Nico Hulkenberg (Renault).

Partindo da pole, Hamilton só teve um momento delicado na prova, quando ficou preso atrás de retardatários e perdeu muito tempo com Romain Grosjean (Haas), que acabou punido pela conduta. Verstappen se aproximou bastante de Hamilton mas o inglês conseguiu manter-se à frente do holandês e recebeu a bandeira quadriculada com quase nove segundos de vantagem sobre o piloto da Red Bull, que mais uma vez subiu ao pódio e mostrou-se paciente e preciso, bem diferente do Verstappen de outros tempos, que costumava arriscar tudo mesmo em situações desfavoráveis.

Lewis chegou ao seu 69º triunfo na F1, sétimo na temporada, pavimentando mais alguns metros de asfalto para a conquista do seu pentacampeonato pela categoria em que estreou em 2007, e pela qual conquistou seu primeiro título logo no ano seguinte, à época pela McLaren.

A Ferrari errou na estratégia com Vettel. Chamou o alemão para troca de pneus na volta 15 e calçou seu carro com compostos mais moles que os de Hamilton, que fez seu pit-stop no giro seguinte.

ACIDENTE LOGO NO COMEÇO...

O safety-car foi acionado logo na primeira volta, quando Pérez tocou em Ocon e este bateu no muro, abandonando a prova. Alguns segundos antes, Vettel superou Vestappen e assumiu o segundo lugar.

A pista foi liberada após quatro voltas e Hamilton manteve-se em primeiro, seguido por Vettel, Verstappen, bottas, Raikkonen e Ricciardo.

Outro momento tenso aconteceu na disputa entre Pérez (Force India) e Sirotkin (Williams). Pérez, tentando ultrapassar o russo, perdeu a paciência e a esportividade e jogou seu carro contra o do oponente. Pérez teve um pneu furado, foi aos boxes e acabou punido pelos comissários.

PRÓXIMA ETAPA

Em duas semanas acontece a 16ª etapa do campeonato, o GP da Rússia (30/09). Depois restarão mais cinco provas: Japão (7/10); Estados Unidos (21/10); México (28/10); Brasil (11/11) e Abu Dhabi (25/11).

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

Últimas do seu time