Etapa será a primeira após a FIA restringir a comunicação entre equipes e pilotos por rádio

Etapa será a primeira após a FIA restringir a comunicação entre equipes e pilotos por rádio

Nesta sexta-feira, 19, começam os trabalhos das equipes e pilotos no circuito de Marina Bay, palco do GP de Cingapura, 14ª etapa do Mundial de Fórmula 1.

A prova, que será disputada com iluminação artificial, será a primeira após a nova medida adotada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que irá restringir a comunicação entre equipes e pilotos por rádio.

O GP de Cingapura será disputado em 61 voltas pelo traçado urbano de 5.073 metros, que recebe a F1 desde 2008, ano em que o espanhol Fernando Alonso foi o vitorioso, com a Renault. Ele voltou a vencer em 2010, pela Ferrari. O maior vencedor é Sebastian Vettel, que ganhou nos três últimos anos e largou na pole em 2013, com a marca de 1min42s841.

A dupla da Mercedes, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, segue nas duas primeiras posições do campeonato, com 238 e 216 pontos, respectivamente.

A Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, disponibilizará compostos macios e supermacios, além daqueles para piso molhado.

No ano passado, Vettel adotou a estratégia de dois pit-stops, nas voltas 17 e 44, começando com o composto supermacio, trocando para o médio e concluindo a prova com o supermacio.

O ex-piloto francês Jean Alesi, consultor da Pirelli, nunca competiu em Marina Bay, mas vê semelhanças com o traçado de Mônaco, onde esteve próximo de vencer em 1996, pela Benetton.

"Cingapura se assemelha a Mônaco por sua capacidade de transformar um pequeno erro em um desastre completo. Também deve-se levar em conta a alta temperatura ambiente e a alta umidade, além do fato de que você está correndo à noite, enquanto mantém um calendário europeu. Dessa forma, é fácil ver como essa corrida pode ser extenuante para os pilotos. Do ponto de vista técnico, o aspecto mais importante é ter um carro com a melhor tração possível. Consequentemente, é importante cuidar dos pneus traseiros, caso contrário você perde muito tempo nas saídas de curvas, sendo que quase todas são lentas em Cingapura. Isso pode comprometer sua corrida se você não for cuidadoso", pondera Alesi, que competiu na F1 entre 1989 e 2001 por Tyrrell, Ferrari, Benetton, Sauber, Prost e Jordan).

Foto: UOL

Programação completa para o GP de Cingapura, em Marina Bay (horários de Brasília):

Sexta-feira, 19
7h às 8:30h - 1º treino livre (SporTV)
10:30h às 12h - 2º treino livre (SporTV)

Sábado, 20
7h às 8h - 3º treino livre (SporTV)
10h - Classificação (SporTV)
10h40 (Q3)

Domingo, 21
9h - Largada, 61 voltas (Rede Globo)

A Pirelli divulgou o vídeo abaixo, demonstrando as características dos compostos que as equipes utilizarão no final de semana em Cingapura:

Abaixo, a nova medida imposta pela FIA, com aquilo que será permitido e não permitido na comunicação entre equipes e pilotos:

PERMITIDO:

- Detalhes a respeito do tempo de volta (parcial ou completa)
- Detalhes a respeito do tempo de volta de um piloto
- Diferença de tempo (gap) entre pilotos durante treinos e corridas
- "Acelere", "você largará em determinada posição" e determinações semelhantes
- Retorno a respeito do recebimento de mensagens
- Avisos a respeito de tráfego durante treinos e corridas
- Avisos sobre a diferença de tempo (gap) entre carros nos treinos para determinar o melhor momento de entrar na pista
- Aviso de pneus furados
- Escolha de pneus para o próximo pit stop
- Número de voltas que um piloto deu com o jogo de pneus durante uma corrida
- Jogo de pneus escolhido por determinado piloto
- Indicação de possíveis problemas com o carro de competidores durante a corrida
- Informações a respeito de possíveis estratégias de corridas de pilotos
- Bandeiras amarelas, bandeiras azuis, entrada de safety car e outras advertências

NÃO PERMITIDO:

- Detalhes a respeito do setor de volta de um piloto, para determinar quem é mais rápido
- Ajustes do acerto da unidade de potência
- Ajustes do acerto da caixa de câmbio
- Informações da configuração da caixa de câmbio (serão liberadas a partir do GP do Japão)
- Balanço da situação do ERS
- Informações sobre o acerto do fluxo de combustível (exceto se solicitado pelo controle de prova)
- Informações sobre a quantidade de combustível poupada ao fim da prova
- Informações a respeito da pressão ou da temperatura dos pneus (serão liberadas a partir do GP do Japão)
- Informações sobre diferentes acertos do carro
- Mapas de largada referentes a marchas
- Informações do acerto do balanço dos freios
- Alertas a respeito das temperaturas de freio (serão liberadas a partir do GP do Japão)
- Informações sobre acertos de outros pilotos
- Responder perguntas de pilotos, como "estou usando a configuração correga de torque?"
- Qualquer mensagem que pareça codificada

Vencedores em Cingapura:

2008: Fernando Alonso (Renault)
2009: Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2010: Fernando Alonso (Ferrari)
2011: Sebastian Vettel (Red Bull-Renault)
2012: Sebastian Vettel (Red Bull-Renault)
2013: Sebastian Vettel (Red Bull-Renault)

Classificação do Mundial (pilotos), após 13 etapas:

1º   Nico Rosberg (Mercedes) - 238 pontos (quatro vitórias)
2º   Lewis Hamilton (Mercedes) - 216 (seis vitórias)
3º   Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) - 166 (três vitórias)
4º   Valtteri Bottas (Williams-Mercedes) - 122
5º   Fernando Alonso (Ferrari) - 121
6º   Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) - 106
7º   Jenson Button (McLaren-Mercedes) - 72
8º   Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes) - 69
9º   Felipe Massa (Williams-Mercedes) - 55
10º Kimi Raikkonen (Ferrari) - 41
11º Sergio Pérez (Force India-Mercedes) - 39
12º Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes) - 38
13º Jean-Éric Vergne (Toro Rosso-Renault) - 11
14º Romain Grosjean (Lotus-Renault) - 8
15º Daniil Kvyat (Toro Rosso-Renault) - 8
16º Jules Bianchi (Marussia-Ferrari) - 2
17º Marcus Ericsson (Caterham-Renault) - 0
18º Adrian Sutil (Sauber-Ferrari) - 0
19º Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari) - 0
20º Max Chilton (Marussia-Ferrari) - 0
21º Kamui Kobayashi (Caterham-Renault) - 0
22º Pastor Maldonado - (Lotus-Renault) - 0

Construtores:

1º   Mercedes - 454 pontos (dez vitórias)
2º   Red Bull-Renault - 272 (três vitórias)
3º   Williams-Mercedes - 177
4º   Ferrari - 162
5º   McLaren-Mercedes - 110
6º   Force India-Mercedes - 109
7º   Toro Rosso-Renault - 19
8º   Lotus-Renault - 8
9º   Marussia-Ferrari - 2
10º Sauber-Ferrari - 0
11º Caterham-Renault - 0

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time